19 setembro 2008

½ Dúzia de Atitudes Pra Acabar Com o Seu Analfabetismo Político


Pra quem não viu, os jornais da segunda (15/09) noticiaram a partir de dados do Ibope divulgado em São Paulo durante o lançamento do projeto Educar para Crescer, que 70% dos brasileiros aprovam a educação no país.

Ao ler a manchete pensei que o otimismo que tomou conta da patuléia também havia cegado de vez a nação, mas segui aliviado ao saber que a nossa ex-Secretária da Educação de SP, Claudia Costin, admitiu que isso se deve ao fato do simples fato da população estar alienada ao assunto.

Pois é, na mesma pesquisa 63% dos entrevistados disseram não tomarem partido da educação, por não se sentirem motivados a mudar isso, de mãos lavadas o povo reinvindica, apenas, melhores salários aos professores.

O mesmo estudo ainda mostra que para 69% da população o ensino deveria ser prioridade de investimento de um governo, mas quase a mesma parcela (70%) não faz idéia do que o seu prefeito está fazendo pela educação.

Pois bem, o quadro reflete o analfabetismo político do brasileiro. Com a bandeira em punho expressando a mensagem "Política Não Se Descute", este "cidadão" segue em seu projeto pessoal, de enriquecer, mellhorar a qualidade de vida material dos filhos, ter a casa própria e isenta-se da responsabilidade comunitária. Não atina que o sucesso de seu projeto,depende de realizações do espaço que o engloba, o que chamamos SOCIEDADE.

Uma amiga me relatou chocada, que uma outra fazia a manicure quando questionou à trabalhadora ali postada em sua frente se o Kassab estava mesmo urbanizando a região de paraisópolis como ele anuncia em sua campanha eleitoral, eis que esta remete para perplexidade da geral, "Quem é Kassab?".

Si-lên-cio...

...Com a palavra. Brecht. Bertolt Brecht, por favor:

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

[...]
Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra,
o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."



½ Dúzia de Atitudes Pra Acabar Com o Seu Analfabetismo Político



1 | Procure eleger uma prioridade para sua cidade. Ao escolher um tema (educação, saúde, transporte) procure um vereador que tenha um discurso voltado para isso. Após a eleição procure se interar das atitudes do seu candidato ou dos demais políticos que foram eleitos.

2 | Leve em conta as características inerentes a um bom político como competência, dinamismo, coerência e realizações de projetos. Vote em "projeto" e não em "personalidade". Quanto mais informações você tiver, menos analfabeto você será.

3 | Desconfie. Duvide. Procure pensar criticamente até mesmo diante do mais bonachão e simpático candidato.

4 | Você NÃO precisa montar ou participar de uma ONG para ser um cidadão ativo, mas informar-se, exigir e pensar um novo modelo de vida para a sua comunidade já é uma ação, acredite, relevante. Tem pessoas que simplesmente não pensam, desde nossa manicure à dona da butique que frequenta o salão, sacou?

5 | Leia mais jornais, revistas e afins. Procure diversificar a fonte de informação, pois há uma prática tendenciosa de nossa imprensa de manipular a informação, e muitos destes "meios" pertencem a caciques políticos, e assim, não podemos esperar muita imparcialidade, certo?

½ |
Política se descute. Futebol e religião também. E pode render umas boas rodadas de chopp, além de boas idéias, acredite!

UPDATE: Já tá no ar o 2º episódio da série "Tas Na Zona Eleitoral". Assista!

:: Fotomontagem a partir do Flickr

Um comentário:

  1. Quebrar a casca e nascer pra vida, eis a questão. Muy buena sua analogia visual, bee. Boas tbm as infos do post. Avante®.

    ResponderExcluir