22 abril 2008

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Ontem passei no Drive do Mc. 18 reais inteiros por uma saladinha meia-boca e uma água de côco mal cheirosa. Daí eles chamam isso de refeição light. Comparada com Big Tasty's e franguinhos processados como o diabo gosta, é até saudável. Mas veja bem: só o molho "caseiro" (rá!) tem calorias suficientes pra Super Size Us. Não tô defendendo a teoria do filme, pois se qualquer mané passar 1 mês só comendo arroz e feijão e tomando água, também terá diversas deficiências. Não acho o Mc criminoso ou culpado pela alta taxa de colesterol de uns e outros. Eu gosto do Mc. É barato, prático e bem junk. Ponto pro Ronald. Adoro principalmente as casquinhas com sorvete bicolor sem gosto. Ponto, ponto. Em contrapartida, o palhaço bizarro me dá ânsia de vômito. Dançou, joker. E o slogan mal traduzido detona o apetite appeal gerado pelas fotos bandidas que fazem Bigs tamanho XP jurarem que são XG. E os pontos morreram de obesidade. E já que repeti a palavra ponto incansavelmente, meu ponto com tudo isso é o seguinte: na balança, o que pesa além da gordura ingerida, é o fast de um lado e o food do outro. Você tá no seu carro, louco pra chegar em casa, na dúvida se vai comer em algum lugar (preguiça), pedir uma pizza (demora e não aceita Mastercard) ou passar no drive (ou ié, beibe). Na batalha entre se alimentar ou passar rapidinho no corredor dos desesperados, vence o rubro-amarelo. Ontem, mais uma vez, posterguei minha participação na geração saúde. Peguei a salada e me mandei pra casa. Empanturrada antes mesmo de tomar a água de côco, decidi pensar melhor na próxima noite esfomeada.

O reason why deste post é simples: pensar uns minutinhos na nossa má alimentação e em como praticar na rotina sempre corrida hábitos alimentares saudáveis, considerando as limitações de grana. Me preocupo com isso. Você não?!

O pão nosso de cada dia não tem mais gosto de trigo, custa caro pro bolso e pro corpinho. Solução? Passar na padoca ou no mercado, comprar um pão fresquinho, frios, verduras e frutas. Levar lanches pro trabalho, ao invés de comer pão de queijo no posto. Trocar o refri pelo suco. O café pela água. Os doces por cereais, frutas e iogurtes. E assim por diante.

Pretendo deixar a preguiça de lado e a saúde em 1º lugar.
E prometo não ir ao Mc tão cedo. Bode do Ronald.

Uma semana bem gostosa procês.
i.

4 comentários:

  1. amiga i.
    faço de suas lindas (e bota linda nisso!) palavras minhas...
    mas haja sacrifício hein? haja paciência para engolir a salada, a água de côco, o peito de peru light etc etc etc todo dia!
    o velho e bom pão de trigo faz uma falta....huuummm...

    ResponderExcluir
  2. Com 26 anos de gordura nas costas, posso dizer que tenho doutorado no assunto. Vivo o dilema entre o fast e o fat diarimante. Por isso tenho algumas dicas pra quando a fome bater. Além do basicão que todo mundo conhece, as substituições e o beabá de toda nutricionistas, descobri 2 coisinhas saudáveis e o mais importante, gostosas.
    A primeira delas é o restaurante Ragazzo, administrado pela rede Habbibs, tem como filosofia o fast italian food. Ou seja, por mais que seja fast, é comida e não lanche. Além do mais, se o botão da calça jeans estiver apertando demais, você pode optar por uma saladinha show de bola em sabor e tamanho por apenas – pasmem – R$ 4,95. Assim como no spoletto – outra opção bem bacana – você monta o prato com direito a 7 itens pra ninguém fazer cara feia por que não gosta disso ou daquilo. Se o buraco negro do seu estômago não aliviar, você ainda pode pedir um grelhado ou uma massa litgh como a lasanha vegetariana. O melhor de tudo, o serviço é digno de uma emergência hospitalar. Piscou, chegou. Excelente para os casos de fome terminal.
    Outra descoberta bacana é pra fazer em casa. Outro dia estava empurrando carrinho no Empório Moema e me deparei com quentinhas congeladas dos mais diversos sabores: beringela à milanesa, torta 4 queijos, kibe de tofu. Eu sei, os nomes parecem estranhos, mas é bom e só precisa passar 30 minutinhos no forno. Assim, quem quer comer coisinhas saudáveis e diferentes não precisa ser um mestre cuca, basta saber ligar o forno e ficar atento ao relógio.

    Ps1.: Prometo no próximo comentário divulgar a marca das quentinhas.
    Ps2.: Ah, e não conta pra ninguém, mas algumas pizzarias de moema aceitam cartão de crédito e até levam a maquininha até a sua casa! Rs…

    ResponderExcluir
  3. Duuuuds, dicas totalmente úteis. Adorei. Irei ao Ragazzo um dia desses. Os congelados saudáveis tão sempre em casa pro jantar. Só que vc me deixou com a pulga atrás da orelha: pq esses fdp do itaim dizem que pgto é em $ ou cheque? Vou me rebelar e mudar pra moema. Tem um colchãozinho aí?

    Hypíssima, obrigada pelo elogio. Amiga, acho que o sacrifício vale por ser mais leve e gostoso que 1h por dia na esteira. E mais barato que lipo. Rs... Dá-lhe sanduiches feitos em casa, iogurte e frutinhas na bolsa térmica. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fala Zelda, concordo com vc.... mas não tem como resistir as vezes né? Ainda mais quando vc passa por perto e sente o cheiro da merda...
    Mas beleza, um dia vai tudo pro buraco mesmo né?
    As vezes me preocupo com a alimentação alimentação, saudável, mas tem dia que um sanduiche-iche vai bem né?

    Manda um abraço pro palhaço bizarro !

    ResponderExcluir