25 abril 2008

O TERREMOTO

Terremotos são causados pela liberação de energia da crosta terrestre que criam ondas sísmicas (não é pra surfar hein). A crosta terrestre possui várias placas tectônicas (pedaços gigantes de terras, para ser mais genérico) e elas estão em constante movimento. Os terremotos ocorrem mais nos países e regiões onde essas placas se encontram, ou em falhas tectônicas. Alguns lugares onde terremotos já são rotina são: Japão, Indonésia, Turquia, Itália, México, toda a América Central, Havaí, Grécia, Islândia, Taiwan, Irã, Iraque, Califórnia (EUA), e muitos outros.
Fomos atingidos recentemente por um terremoto moderado com epicentro a aproximadamente 200 km da costa paulista, no meio do mar! Vários estados sentiram o tremor, mas no estado de São Paulo o tremor ficou mais evidente...
No momento do tremor, eu estava num prédio em São Paulo, no décimo quarto andar. O chão da sala tremeu, as janelas estalaram. Mas nada que causasse preocupação ou pânico. Foi até legal... No momento eu não quis confessar para mim mesmo que tinha sido um pequeno terremoto, mas no meu inconsciente eu sabia!
Quando cheguei em casa e resolvi ver o telejornal para saber quandos graus da escala Richter tinha sido o terremoto, vi que o desastre tinha sido maior: as reportagens mostravam pessoas que não tinham aprendido nada nas aulas de geografia. Elas detalhavam que tinham descido de seus apartamentos, em pânico! AAAAAAAAAHHHHHHHHHH!!!! - gritou uma delas. Que sensacionalismo! Esperavam na rua para ver a hora que poderiam subir de novo para seus lares... Pra mim, o relato dessas pessoas foi muito engraçado, uma vez que eu não dei a mínima pelo ocorrido e lidei bem com a situação. Com certeza elas não sabiam que terremotos acontecem e podem acontecer em qualquer lugar do mundo. Inclusive na Freguesia do Ó. Realmente não acontecem terremotos grandes ou moderados no Brasil, mas isso não é uma regra. Se o terremoto tivesse sido destrutivo, elas não iam ter tempo nem de piscar.
O terremoto foi moderado: 5,2. E tudo ficou em pé, menos os cabelos dessas pessoas que desceram dos prédios. No detalhe da foto, vemos prédios em São Paulo que foram atingidos pelo terremoto.
Um abraço.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Por ter ocorrido no mar, este abalo sísmico causou ou poderia ter causado maremotos? Alguém ficou sabendo de alguma coisa?

    Rick, em caso de terremotos, o que é aconselheavel fazer?

    ResponderExcluir
  3. Resposta do comentário:
    Esse abalo sísmico não causou maremotos, mas poderia sim ter causado, se ele fosse de muito grande intensidade. Sabe-se que no Brasil o risco de maremotos e tsunamis são quase nulos, mas do jeito que a Terra tem se comportado nos últimos tempos, nada é impossível. Maremotos podem ou não ser causados por terremotos. Eles podem ser causados também por um forte impacto sobre o oceano, como explosões, erupções vulcânicas ou impactos de asterórides.
    Durante um terremoto você deve rapidamente sair de casa, ou ficar embaixo de mesas e entre o vão de portas. Se estiver em apartamento, não desça de elevador. É isso.

    ResponderExcluir