29 maio 2008

PYI-DAUNG-ZU MYAN-MA NAING-NGAN-DAW

Esse é o verdadeiro nome de Myanmar. O quê? OK, Burma, ou Birmânia. Um país situado no sudeste asiático que sabemos muito pouco, mas que apareceu muito nos noticiários por causa dos recentes furacões. Com 55 milhões de habitantes, o país não é bom em nenhum esporte, é um país fechado para caralho (tanto economicamente quanto politicamente- governo militar!). Fica numa região onde as monções são muito fortes (monções são ventos muito fortes que vão para o continente a partir do Oceano Índico carregando chuva durante uma determinada época do ano). Outros países que sofrem com as monções são Bangladesh, Índia e Paquistão.
Retornando à Myanmar... Quando aprendi que Myanmar existia, ela se chamava Birmânia.
Caramba, o que mais eu sei desse país? Sei a capital- Yangoon, e só.
Pergunta: Como um desastre natural tão grande- com cerca de 100 mil mortos- pode alavancar o interesse das pessoas por este país que pouca gente sabe que existe?- pelo menos no Brasil. Tenho certeza que tem muitas coisas interessantes nesse país além de monções. Assim como tem muita coisa interessante no Rio de Janeiro além de violência- (e olha que sou paulista hein).
Vou procurar saber mais sobre Myanmar a partir de hoje- como bom amante de geografia, e prometo que esse não vai ser o único post sobre Myanmar que vou fazer. Da próxima vez vou falar de coisas legais desse país.

2 comentários:

  1. Sei de Myinamar que seu produto-exportação principal é a papoula. Ou seja, Myianmar, segundo fontes de um marido de uma colega de trabalho (que é birmanense), é um dos fornecedores principais da matéria prima para a heróina:Myianmar é um dos maiores abastecedores do tráfico de heroína mundial, junto ao Afeganistão.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu acredito que lá não tenha tanta coisa boa pra gerar assunto pra post não, viu? Os caras são uns crápulas, tão botando pra foder com a população. Vi ontem no jornal um monte de faminto amontoado diante de comida que a França enviou e que somente agora o governo deles permitiu vir através de navios, pois por avião eles não permitem.
    Ditadura é pau e pedra em qq geografia do mundo, meu caro Rick. Tejamus atentus!

    Avante!
    Abracao,
    Zeca Bral

    ResponderExcluir