04 julho 2008

INGRID BETANCOURT* NÃO VIU

Ontem no almoço a gente estava comentando sobre o resgate do grupo de reféns das FARC. Pouco neurótico que sou, fique refletindo sobre o que significa passar tanto tempo “fora” do mundo, afinal ainda restam cerca de 25 reféns que o grupo narco-guerrilheiro considera relevante como moeda de troca, muitos deles seqüestrados desde 1997.

Em 1997 eu tinha 15 anos e a minha maior preocupação era ser ou não convidado pras festinhas de debutante das meninas do colégio pra poder encher a cara e me sentir um adulto dentro de um terno com uma gravata do Taz na testa. Gente, em 1997 eu era VIRGEM – ok que eu era um goiabão, mas…


Essa pessoa que foi seqüestrada enquanto eu provavelmente chamava o hugo em um dos banheiros da alta sociedade carioca provavelmente não nunca bateu um papo no MSN, nunca procurou nada no Google ou sequer viu um vídeo no Youtube, quiçá tem uma conta no Orkut.

Essa pessoa não comprou um ingresso de cinema + um combo pipoca e refri grande pra assistir Erin Brockovitch, À Espera de um Milagre, 60 Segundos, X-Men, Notting Hill, De Olhos Bem Fechados, American Pie, Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, The Truman Show, O Náufrago, Pearl Harbor, Shrek, Moulin Rouge, Uma Mente Brilhante, nem Amelie Poulain. Ela não roeu as unhas vendo Sexto Sentido, O Colecionador de Ossos nem Os Outros. Ela não viu o mundo ser destruído em Impacto Profundo, Armageddon, Godzilla. E também não engordou as bilheterias de Gladiador, A Vida é bela, Quero Ser John Malkovitch, O Resgate do Soldado Ryan, Patch Addams, Senhor dos Anéis, Os novos filmes de Star Wars, Matrix, Titanic, O Advogado do Diabo, Melhor É Impossível, Kill Bill nem Beleza Americana. Nunca levou seus filhos pra ver Vida de Inseto, Nemo, Monstros S.A. ou Carros.

Se isso não basta pra você, ela nunca leu o Código da Vinci, o Caçador de Pipas, nenhum livro do Harry Potter, nem em um momento de desespero se apegou ao Quem Mexeu no Meu Queijo?. Nem passa pela cabeça que esteja nas prateleiras sucessos como O Diabo Veste Prada, Quando Nietzsche chorou, Memória de minhas putas tristes, Ensaio sobre a cegueira, 100 anos de solidão.

Nunca ouviu uma música sequer da Beyoncé, Black Eyed Peas, Cold Play, Macy Gray, Alicia Keys, Eminem, Justin Timberlake. Você tem noção que ela nunca ouviu o refrão irritante de "Livin' la Vida Loca" do Ricky Martin? Nem sabe que as pessoas baixam suas músicas na internet e colocam num trequinho chamado iPod.

Tá chocadinho? Então fique sabendo que essa pessoa que agora – no momento em que você lê este post – está amarrada a uma árvore no meio da Amazônia Colombiana e está alheia ao fato de que eu tenho um blog, muito menos o que é isso. Ela também não sabe que o Papa João Paulo II morreu, que as Torres Gêmeas caíram, muito menos quem é Osama Bin Laden. Ela também nunca folheou um jornal que estampasse a crise da Argentina, o aquecimento global, nem o tsunami. Ela não sabe que o Bush se elegeu, muito menos que ele se reelegeu. Não sabe que o super-homem morreu, nem o Pavarotti, nem o Saddam. Não sabe que Plutão não é mais planeta e que o Fidel não está mais no poder. Lost, toy art, Sex & The City, células-tronco, second life e reallity show… eu não saberia nem por onde começar.

Isso é “apenas” o que aconteceu no mundo, imagine o que não aconteceu na família dessas pessoas. O crescimento dos filhos, o envelhecimento dos pais, as conquistas, as derrotas, cafés-da manhã, páscoas, natais, boletins de colégio, vestibulares, escolhas, decepções, formaturas. É só quando pensamos assim é que a gente consegue começar a mensurar o que foi esse tempo perdido.

* A senadora e ativista franco-colombiana Ingrid Betancourt foi seqüestrada pelas forças armadas revolucionárias da Colômbia em 23 de fevereiro de 2002 quando fazia campanha perto de San Vicente del Caguán, 740 km ao sudeste de Bogotá. A relação de fatos acima refere-se aos companheiros da senadora que foram seqüestrados em 1997, possivelmente ela esteja ciente de alguns desses fatos.

2 comentários:

  1. É, os tais guerrilheiros das Farc provavelmente seguiram alheios a estes acontecimentos, porque seguem cegos diante de sua razão, acreditando ser uma força revolucionária para o seu país. Talvez não tenham visto que o socialismo não deu certo e continuam cegos para novos ideais diante do capitalismo impiedoso e voraz. Ontem perguntaram à senadora se ela seria candidata a presidência nas próximas eleições, ela respondeu que ainda é cedo pra dizer e salientou as mazelas por quais ela e sua familia passou desde que se tornou candidata. Provável que o jornalista que a questionou não havia refletido que os meios pelos quais se faziam política em 1997 são bem diferentes dos termos atuais. Ela não conhece o mundo de Bush, e mal deve acreditar na China como uma potência dos novos tempos.

    Avante!
    Abracao,
    Zeca Bral

    ResponderExcluir
  2. Posso saber porque voce postou na minha coluna?

    ResponderExcluir