31 julho 2008

O MENOR PAÍS DO MUNDO

Esses dias fiquei impressionado com a foto de uma ilha no Google Earth. Era um país. O menor país do mundo.
Qual o maior país do mundo? Rússia. Qual o menor? Eu diria que é Nauru. Alguns dizem que é o Vaticano, mas eu não considero o Vaticano um país. O Vaticano é na verdade um mísero principado, ou um Estado Religioso, sem economia própria, que fica no meio de Roma. O mesmo se aplica a San Marino, Monaco, etc. Nauru é uma pequena ilha-país (apenas 21km quadrados) que fica no meio do Oceano Pacífico (Pacífico sul- ótimo lugar para se esconder de alguém) que declarou sua independência em 1968 de 3 países: Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Sua economia era baseada na exportação de fosfato, mas como suas reservas estão quase esgotadas, basicamente Nauru está procurando outras fontes econômicas. Diante de suas escassas capacidades geográficas, físicas e econômicas, entretanto, Nauru arranjou um jeito de gerar renda propondo para a Austrália que seja asilo de refugiados e, assim, a Austrália ajudaria Nauru nos campos tecnológicos e financeiros. Acho que é tipo uma ilha que a Austrália "usa" com um custo muito pequeno para os australianos.
Alguns dados curiosos sobre Nauru:
• É o país (repito: PAÍS) com a menor população do mundo: 13.528 mil habitantes.
• Não há uma capital declarada. Mas, se me perguntarem qual a capital de Nauru, falarei que é Yaren (um distrito onde se localiza o palácio do governo).
• A moeda em circulação usada é o Dólar Australiano (notas de dinheiro também).
• 90% de seus habitantes são obesos! e 40% sofrem de diabetes.
• Nauru vai participar dos Jogos Olímpicos de Beijing com a menor delegação dos Jogos: 1 atleta do halterofilismo.
• Nauru é também um "paraíso fiscal".
• Um de seus ex-presidentes foi um atleta do levantamento de peso de sucesso que conquistou várias medalhas nos Jogos da Comunidade Britânica.
• Não existem dados de Nauru sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, por isso não dá para considerar que o país seja pobre ou rico. Temos que viajar par lá pra conferir. Quem topa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário