21 agosto 2008

São Paulo tem 381 opções de curtas pra você sair de casa



Começa hoje pra convidados e amanhã pra toda a patuléia a 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o maior do gênero da América Latina. Com uma produção proveniente de 54 países a mostra segue até o dia 29 de agosto.

Saber quais filmes são bons fica díficil diante dessa avalanche, e fica faltando referência até mesmo no site da mostra que exibe uma tímida sinopse e apenas uma foto de cada título exibido. Mas pra quem já conferiu alguma edição anterior sabe que vale a pena se arriscar, pois e investida pode calhar em uma agradável ida ao cinema, além de contarmos com a peneira de mais de 1750 filmes internacionais, mais de 200 latino-americanos e mais de 800 brasileiros inscritos para essa mostra, resultando no "compacto" número de 381 curtas.

Aqui eu fiz uma listinha com meia dúzia de possíveis títulos legais, mas você pode se programar e fazer sua busca por filmes no site do evento, e após um breve cadastro e login, você seleciona os filmes e monta a sua lista de favoritos e será lembrado da sessão um dia antes através de seu e-mail podendo até imprimir a sua programação.

É se programar e chegar cedo pras sessões, pois no ano passado foram aproximadametne 28.000 espectadores, conforme diz o site do festival. Todas as sessões, vale lembrar, são gratuitas.



Ópera do Malandro
André Moraes
Brasil(SP), 2007


Um garoto, em sua prova de recuperação na escola, tem a tarefa de escrever um texto em 15 minutos. Durante o processo criativo, ele viaja por um universo musical cheio de personagens e icones dos anos 80.

Este filme será exibido dentro do Panorama Paulista 04 que também exibe:



Batalha - A Guerra do Vinil
Rafael Terpins
Brasil(SP), 2007

Como barracos no morro, pessoas se amontoam para dançar ao som do DJ Black Jahmanta. Esta festa é a oportunidade que o DJ Air esperou por toda vida: a chance de mostrar a todos quem é o melhor DJ da região.


Dentro do Programa Mix Brasil a sessão Ligações Perigosas você poderá conferir estes dois filmes aqui:



Kompisar / Cama, mesa e banho
Magnus Mork
Suécia/Noruega, 2007

Björn e Hampus dividem um apartamento. Por trás de uma bela amizade, há algo que não vai muito bem.

Melhor curta e prêmio da crítica, Norwegian Short Film Festival, Grimstad, 2007 / Prêmio do público e do júri, Gay and Lesbian Film Festival, Oslo, 2007 / Melhor curta nórdico, Nordisk Panorama - 5 Cities Film Festival, 2007 / Melhor ficção, Sleepwalkers Int. Short Film Festival, Tallin, 2007




La Dolorosa
Odilon Rocha
Brasil(SP), 2008

A noiva, o noivo, o padrinho de casamento e uma paixão que destrói coisas belas. Um sonho molhado que, aos poucos, se transforma em pesadelo.

* Melhor Direção de Arte, Festival Brasileiro de Miami, Miami, 2008

E na sessão Achados e perdidos ainda dentro do Programa Mix Brasil o tema da descoberta da sexualidade na adolescência parece ser o protagonista:



13 ANS
Rudi Rosenberg
França, 2007

Jonathan está completamente apaixonado por Julie. Ele rouba seu diário e acaba descobrindo algo que vai mudar a sua vida.



Rep / Ensaio
Maria Eng
Suécia, 2007

Duas meninas descobrem algo maravilhoso durante um ensaio. A sexualidade é sempre um achado.

Numa sessão especial dedicada ao nosso hermano, Gustavo Taretto, você vai poder conferir o hilário "Las Insoladas" que eu tive o prazer de conferir em algum edição passada do festival. A sessão também conta com o promissor "Hoy No Estoy" ainda inédito por estas bandas. Ah, a ogeriza que temos pelo futebol argentino não deve ser manifestada por aqui, hein?



LAS INSOLADAS
Gustavo Taretto
Argentina, 2002

Duas amigas decidem tomar banho de sol no terraço, no dia mais quente do ano em Buenos Aires. Elas só pensam em viajar para Cuba.



HOY NO ESTOY / HOJE NÃO ESTOU
Gustavo Taretto
Argentina, 2007

Um dia Martín quer desaparecer. Não ser visto por ninguém. Por ninguém?

(+) 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo
(+) G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário