23 setembro 2008

Mojo Books | Se música fosse literatura, que história contaria?




A questão que dá título ao post é a premissa da Mojo Books, primeira editora brasileira 100% digital, que propõe criação de boa literatura a partir de um disco. A idéia pioneira da editora virtual é fomentar a literatura e potenciais leitores amantes da boa música.

Lá pelos anos 1990 Danilo Corci e Ricardo Giasseti já fizeram o oposto, quando com sua banda eles faziam seus sons baseados em livros. Hoje sócios deste empreendimento, eles garantem que o DNA da empresa é o Creative Commons, que permite criação coletiva e preservação de direitos autorais de quem se aventurar pelo site.

Os livros cabem dentro da capa de um cd, e como numa editora convencional há um número limite de tiragem, neste caso, downloads. Qualquer pessoa que se julgue dona de uma história pode ir ao site e enviar uma proposta de e-book, de preferência para um disco que ainda não conste no catálogo dos caras. Hoje já tem 70 publicações dividas entre books, singles e comix. Isso mesmo, meus caros tem até quadrinhos a parada! As imagens que ilustram o post são parte integrante do "BELA LUGOSI`S DEAD", quadrinho dos mineiros Raphael Salimena (25) e Leo Martinelli (26), a partir do disco homônimo do Bauhaus, banda punk dos idos 1970.




"Alguns discos não necessitam de palavra alguma para defini-los. Imagine então alguém se atrever a não só defini-los, mas também criar um enredo sobre a magia que os discos possuem. Essa é a proposta da MOJO Books, que acredita que bons discos, boa música, podem render mais do que aqueles doces acordes que penetram na mente; podem se transformar num trabalho literário que brinque com todos os segredos escondidos nas escalas e nas letras.", escreve Danilo Corci no prefácio de "Atrás do Porto Tem uma Cidade", e-book que baixei por lá de autoria de Vange Leonel [ colunista GLS da Folha, cantora e autora do hit "Noite Preta", tema de Vamp, a nossa Malhação dantesca do anos 1990, lembra? ].

E pra quem julga o livro pela capa (como eu!) fique sabendo que o design gráfico dos e-books estão sob custódia do coletivo (sorry, Palladino, eu não tive como evitar isso!) Base V desde o último mês de maio. Artistas gráficos e visuais da cidade de São Paulo o co-le-ti-vo (!) Base V também é responsável pela publicação on line da revista de artes "Maguila", atualmente em sua 12ª edição [ e que você pode fazer o download free aqui ], além de muitos outros trabalhos que fazem valer uma visitinha ao site.

A você leitor boa diversão e aos que têm vocação pra escrita, meus caros, aproveitem a inspiração do seu disco favorito, e mãos à obra!

(+) Mojo Books
(+) Base V

2 comentários:

  1. Grupo de artistas? Estúdio de designers? Ok, Zeca, eu vi que vc tentou. Beijo na bunda.

    ResponderExcluir
  2. Mojo Books! Editora virtual do meu a migo Ricardo Giassetti, gente boníssima. Todos os títulos que já vi, valem a pena. Essa do Bauhaus deve ser bem legal também.

    ResponderExcluir