22 setembro 2008

O QUE É QUE A BOLÍVIA TEM?

A Bolívia é um país ridiculamente interessante. Ninguém no mundo sabe onde fica, mas o mundo inteiro a confunde com o Brasil - melhor do que confundir Buenos Aires com Brasília, como algumas personalidades já fizeram.

A Bolívia, além de muito gás natural, possui a maior fronteira com o Brasil, e, como o Paraguai, não tem acesso ao mar, mas tem acesso a umas das maiores belezas naturais da América do Sul: o Lago Titicaca (é isso mesmo: Titicaca). Segunda a lenda, foi nesse lago que a civilização andina surgiu. Eu já vi várias fotos na internet, vale mesmo a pena ver, e, quem sabe, visitar o local da próxima vez que você for para a Bolívia. Interessantemente, as cidades da Bolívia são uma bagunça: Tem uma cidade que tem o nome muito engraçado: Cochabamba. Quem nasce lá é "Cochabambano"?

A capital administrativa é La Paz, mas a capital constitucional e judicial é Sucre. Contudo, a maior cidade não é nenhuma delas, é Santa Cruz de La Sierra, onde o Gasbol tem início. O Gasbol não é um esporte como futebol ou handball. O Gasbol é o nome dado ao Gasoduto que parte de Santa Cruz de La Sierra e termina em Canoas, no Rio Grande do Sul. Ele atravessa 5 estados brasileiros e até 2010 será responsável pelo consumo de quase 15% de todo o consumo de gás do Brasil. Eu sei que a Bolívia está atravessando um período de conflito interno entre os governadores dos departamentos (os estados de lá) e o presidente Evo Morales.

O que acontece é que o Evo está querendo fechar um acordo para manter a convocação do referendo sobre a nova Constituição, mas os governadores de oposição exigiram em troca que o projeto inclua autonomia departamental plena para seus territórios. Bom, eles que decidam o que eles querem fazer por lá. Afinal, a gente só quer mesmo da Bolívia é o gás natural. Tô brincando, a gente também quer é adaptar a nossa rica cultura à deles.

Também tô brincando, mas eles tem um boneco muito interessante chamado Ekeko (já ouviram falar?), que faz parte da cultura deles, que é tipo um boneco que representa o Deus da abundância, feito de cerâmica, com vários objetos representativos amarrados ao corpo dele. Uma vez ao ano você tem que colocar um cigarro aceso na boca dele para que nunca falte nada em casa, tipo: comida, roupas, dinheiro. Minha mãe tinha um desses.

É superinteressante, mas não vou discorrer sobre o Ekeko nesse post, senão ele fica muito grande e ninguém vai ler, mas vale a pena saber mais sobre ele no blog Nos Caminhos do Qollasuyu (não é um blog concorrente). Nas fotos, o presidente Evo Morales, o Ekeko e o Lago Titicaca. CLIQUE NA FOTO PARA LER OS BALÕES.

Abraço.

2 comentários:

  1. Genteeee! A-mei o Ekeko, quero um, mesmo q ele guarde suas semelhanças com o Morales e os indiozinhos do Pica-Pau, né? Mas fico pensando se a lei anti-fumo chegar por aqueles lados o Ekeko tb vai ter de parar de fumar, hunf!

    Avante!

    ResponderExcluir
  2. Quero um Ekeko de aniversário. Ou uma viagem pro Titicaca. Escolham e comecem a vaquinha.

    ResponderExcluir