17 setembro 2008

POLÍTICA. ELEIÇÕES. VOCÊ.

Política: “ciência do governo dos povos e dos negócios públicos”.

É chato, burocrático e ganhou nossa antipatia. A prova: eleições chegando e começa a maré de campanha eleitoral totalmente sincronizada com nossa rápida reação de apertar com a destreza que nos cabe o botãozinho do canal no controle. Muda, muda, muda. Vez ou outra damos uma espiada em discursos tragicômicos de personagens como Jorge Perereca, Tiririca Cover, Wilson Picolezeiro, Rosa Roots, 3 ex-BBB’s, Sérgio Mallandro (candidato a vereador/SP) e Gretchen (na luta pela Prefeitura de Itamaracá/PE). Rarara. Ra ra ra. Ra. Perde a graça quando você pensa que eles te representam, né?

Em outubro temos uma tarefa difícil: escolher quem bem nos represente entre um total de mais de 15 mil candidatos a prefeito e quase 350 mil candidatos a vereador. Foda. Ainda mais se você se guiar por achômetro ou boca-a-boca.

Como seu dedinho já tá nessa sujeira - esse aí, provavelmente no mouse, o mesmo que você usa pra votar – é hora de entrar no jogo da democracia e usar sua suposta consciência social nas urnas eletrônicas. Tá, tá. Seu voto é um em 183,9 milhões (IBGE/dez2007). Mas se jogar pro alto vai cair na sua cabeça. E na minha. Melhor então nos interessarmos pelo que há de positivo ou de lacunas para o otimismo nessa rede administrativa da qual todos fazemos parte e somos causa e efeito. Como? Simples. Sugiro que siga 2 passos e ache sua própria saída.

1º PASSO: informe-se sobre questões básicas de administração pública.
Sem sabê-las, você tá boiando. É um merda. Com elas você ao menos tem moral pra reclamar se porventura estiver na merda. Aqui vai a dica: acesse o UOL, seção “Eleições”, e fique ligado na série "Tas na Zona Eleitoral" de Marcelo Taz (o próprio, do CQC). Quatro episódios disponíveis às terças e sextas expõe os seguintes temas: "Como surgiram as cidades?", veiculado ontem e postado abaixo, "Para que serve um prefeito?", dia 19, "Para que serve um vereador?", dia 23, e questões sobre o desenvolvimento e o urbanismo no dia 26, já às vésperas do primeiro turno. Interessante, han?! Dê uma olhada no 1º vídeo.


2º PASSO: analise partidos, candidatos e suas propostas.
Propagandas eleitorais estão por toda parte. Comece por aí. Mas dê um google nos partidos, nomes, uma lida no histórico e busque mais infos pra decidir quem vale seu voto. Inteligentes, espertos e antenados: a vocês não é permitido usar a desculpa de que não há um único bom candidato para votar. Há sim. Cito um exemplo, sem pretensão de campanha política. Mara Gabrilli, ex vereadora e atual candidata ao cargo em São Paulo, mexe apenas o pescoço e a cabeça e nessas condições criou leis e dirigiu órgãos que facilitaram a vida de quem tem limitações físicas, como a medida que ampliou de 300 para 3 mil o número de ônibus aptos a atender deficientes. OK, você pode não ter problemas de mobilidade. Mas há de concordar que ações políticas como essa trazem benefícios pra sociedade como um todo. E aí você entra de novo.

5 de outubro tá aí. Escute, leia, informe-se. Se nós que temos acesso a tantas fontes não o fizermos, fodeu. A administração pública começa com você planejando o seu voto. Se jogar pro alto, não vale reclamar nos próximos 4 anos, como bem diz a campanha* do TSE. Se fizer direito, vale esperar e cobrar algo dos governantes municipais que você mesmo eleger.

Dois dos filmes da campanha eleitoral do TSE - Sapateado e Abelha (for you, zecabee).



* A atual campanha da Justiça Eleitoral é fantástica. Era de se esperar, já que a criação (voluntária) é de Washington Olivetto, em parceria com a Fundação Padre Anchieta. Ele, que não se metia em política, aceitou o desafio por se tratar de uma campanha não remunerada de conscientização pública. E deu um show.

14 comentários:

  1. Arrasou nas dicas e no post, monam'our! Atitudes como esta do TAS fazem com que pessoas comum tenham um entendimento maior do que é um cargo público, esse tipo de linguagem tem vocação popular, o que não consigo enxergar nas campanhas do TSE (q agora fiquei sabendo ser do W.Olivetto) que ao meu ver erraram no tom, por ser sofisticada demais, com sabor indigesto à massa desdentada desse país. Parabéns, pelo post :)!

    Avante!

    ResponderExcluir
  2. Ela voltou. Estou emocionado. Vou chorar!

    Os filmes da campanha do TSE são insuportavelmente do caralho. Dão leveza ao tema e SIM, são didáticos. Fazem comparativos simples que demonstram o quão importante é a sua decisão na hora da urna e por quanto tempo ela vai ressoar na sua vida. O filme da mulher que roda quando tá nervosa é de se mijar de rir.

    Senhor Zeca Classe C Bral, já passou da hora da gente parar de subestimar a inteligência, compreensão e gosto do povo. A mensagem é passada de maneira muito mais efetiva, inteligente e humorada do que aquela grávida chata da Lavínia Vlasac pedindo pra você votar. Aí sim, dá vontade de trocar de canal e de assunto.

    bjos isoneide.

    ResponderExcluir
  3. Zequito, vc achou a campanha sofisticada demais? Sério? Considero a mensagem de simples entendimento, até pelas metáforas divertidas. Mas tô considerando meu mundinho de referência, e saindo dele seu ponto faz sentido - deve ser complexo pra maioria. Preciso de uma imersão no marron glacê. ;)

    ResponderExcluir
  4. Duds, o da mina rodando é ótimo. Mas o do sapateado é genial. Até os spots ficaram bons. Viva o Sr.W - o cara é um maestro. BUT Zeca tem um ponto aí: tvz pra muita gente seja complicado digerir a mensagem dos filmes. Procurarei opiniões contrárias pra gente entender o lado de lá. Que pena. Queria que todos se mijassem de rir e curtissem a campanha tanto quanto nós.

    ResponderExcluir
  5. Mas isoca, é esse mesmo o meu ponto. O povo não é burro e a gente tem que parar de tratá-lo como tal. A zita entende a propaganda, acha divertida. Com certeza ela não repara na estética, nas sutilezas, na riqueza da mensagem, mas o conteúdo principal, ela captou.

    A gente nunca vai conseguir fazer com que a massa se interesse pelo assunto dando um peso de dever de casa e obrigação. Como diria meu amigo Ricardo, tem que ter DI-VER-SÃO.

    P.S.: Esse tipo de pensamento é que faz com que a nossa propaganda ande tão careta. Mas isso é papo pra outra mesa de bar.

    ResponderExcluir
  6. Não devemos subestimar a inteligência do povo, isso é desonesto e preconceituoso, mas as evidências estão aê (vide pesquisa Ibope de anteontem em que 70% dos brazukas aprovam a educação no país! assunto do próx.post). Ocorre q qdo vi as tais propagandas pela primeira vez, pensei em amigos e familiares da perifa, e tentei imaginá-los a apreciar aquilo e captar a mensagem. Não consegui! Mas imagino que essa minha rejeição se deva ao fato de eu ter pensado "Olha lá, rapá! Mais um publicitário fiu-da-putah pegando o dinheiro do povo fazendo propagandinha conceito pra angariar prêmios"... Contudo, diante da inf.da Isa de q foi o W. e sem cachê, tô pouco me fodendo pra isso.

    Avante!

    ResponderExcluir
  7. tá vendo zeca, assim como o povo você não é burro, é apenas desinformado. Mister W. fez de graça por que o Mister W. Jr, seu filho, produziu os filmes por cifras cheias de zeros. Aliás, tá dando o maior bafafa.

    Repetindo palavras de outrem: se intera zeca. se intera!

    ResponderExcluir
  8. Putz vou ter que discordar um pouco. Acho o W. do caralho também, mas essas propagandas são muito CRIATIVAS. E é assim mesmo que tem que ser, mas elas não deveriam ser algo mais tipo: "pegue aqui na minhão mão e eu te ensino como pesquisar sobre o passado de um candidato antes de votar"?

    ResponderExcluir
  9. Galera, vocês estão confundindo o papel da propaganda. Não se educa ninguém em 30s. A gente não conhece o briefing mas fica claro que a idéia é fazer com que as pessoas reflitam sobre a importância de votar e votar direito.

    Até por que se partimos do fato de que essa galera não compreende a msg desses filmes, eles também estão longe de acessar o blog do TAS nem o meia dúzia pra saber que nota teve cada vereador.

    ResponderExcluir
  10. É briga?!? Ôba! Humm... sou contra o que, mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Mu, vc vai defender a monarquia no Brasil. Vamos brincar de reizinho. Uhuuuuu. Um dois e já.

    ResponderExcluir
  12. isa, não dá pra brincar de reizinho aqui na b\ferraz, todos os banheiros estão entupidos. eca!

    ResponderExcluir
  13. Rararara. Vem brincar aqui que dá, Duds. Só não traga Ricardinho e Kanito. Aí inviabiliza o bagulho.

    ResponderExcluir
  14. Kanito foi foda. Corrigindo: meu querido KAUANITO GONZALEZ, vulgo Zelda. ; )

    ResponderExcluir