10 setembro 2008

Shearwater, Coldplay e o plágio

Da série uma coisa, que leva a outra, que leva a outra...

Quando estava fazendo o post do Okkervil River e passei pelo Pitchfork, li que o tecladista Jonathan Meiburg tem uma banda paralela, o Shearwater, e está largando o Okkervil no meio da turnê pra se dedicar só a ela. Nunca tinha ouvido falar, fui conferir, e gostei. Não é pra qualquer dia, é verdade - combina mais com os nublados. Na verdade estou ouvindo agora, e me sinto um pouquinho triste. Bom sinal;)



















Como o Shearwater abriu shows pro Coldplay, acabei caindo no link do vídeo-acusação de plágio de Viva la Vida. Aí achei a faixa inteira da até então obscura Creaky Boards. O vídeo é engraçado. A música é bonita. As duas, aliás. Mas, pensa bem: você é o Chris Martin, tem uma super-mega-international-band, canta bem, é bonitão, vai arriscar roubar uma música de uma bandinha de sei-lá-onde? Ou, pensando ao contrário: não é mais fácil a tal bandinha desconhecida de sei-lá-onde, notando uma semelhança da sua música com a da megabanda, querer se aproveitar disso?

A última notícia que eu tive é que o autor da acusação tinha voltado atrás (o background da história eu dava um dedinho pra saber;), dizendo que "sei lá, acho que eu e o Coldplay fomos influenciados pelo 'The Legend of Zelda'":D

Aí vão as duas músicas e o tal vídeo-denúncia, pra você tirar as suas próprias conclusões.

Creaky Boards vs. Coldplay




Como se não bastasse, caí num outro link comparando a mesma música com uma do (!!!) Joe Satriani. E é mesmo bem igual, o cara até sobrepôs as duas, veja só:





Quer saber? Não acredito em nenhuma das acusações. Estamos falando do universo da música pop, ou seja, de milhares de artistas em busca da melodia perfeita - leia-se, aquela que você sai cantarolando desde que ouviu pela primeira vez. Assim, não é estranho que compositores acabem esbarrando em algumas progressões de acordes e melodias mais ou menos parecidas. Podemos até dizer que, quanto mais pop a música, mais ela parece com alguma que você já ouviu. Senão nem é pop, ué.

***

Por outro lado, o Rod Stewart copiou o Jorge Ben, e ninguém me convence do contrário;)

Um comentário:

  1. Cho-ca-do! Galera, numa boa? Acho possível sim a gente acabar ouvindo um sonzinho aqui e reproduzir acolá, assim, sem perceber, mas que o plágio existe, existe e tá aê o Rod Stewart pra comprovar! E esse politico de Itajai tb (http://www.kibeloco.com.br/) e a Madonna tb! Hunf! http://www.papelpop.com/madonna-e-xena-a-princesa-guerreira/

    Avante!

    ResponderExcluir