01 setembro 2008

VEM CHEGANDO O GUSTAV

Gustav. Esse é o nome que deram para um dos maiores furacões do ano (até agora) nos Estados Unidos/ Caribe. A região do Golfo do México, onde se localizam os Estados americanos da Louisiana e Texas, entre outros, é a região do planeta onde os furacões são uma mania. Os furacões são formados pelo calor que se libera quando a umidade do ar sobe, resultando em uma condensação rápida de vapor d'água contido nesse ar úmido. E isso é muito comum nessa região onde o calor e a umidade são extremamente fortes, e onde existem milhares de correntes de ar que levam essas tempestades tropicais para o litoral. É aí que mora o perigo, e é aí que fica a cidade turística de New Orleans. Tenho boas e más notícias para vocês: As más dizem respeito à força do Gustav, e andam dizendo que ele pode ser mais forte do que o furacão Katrina, que atingiu New Orleans em 2005, destruiu quase que inteiramente a cidade do jazz e matando mais de 1.800 pessoas. As boas notícias são que o furacão Gustav, na verdade está enfraquecendo e os especialistas dizem que será mais fraco que o Katrina (isso notícias de hoje, 1º de setembro). Esperamos que sim. E é o que esperam as mais de 1 milhão e 900 mil pessoas que já evacuaram a região. Veja nas fotos o rastro do Gustav, imagens de satélites e outras imagens. Num próximo post eu escreverei sobre como os meteorologistas dão nomes aos furacões.

2 comentários:

  1. Rick, eu sei como os nomes são dados: eles seguem as letras do alfabeto a cada ano. Isso significa que o Gustav é o furacão de número 7, pois se inicia com a letra G. Mas me diga: e se acabar as letras de todo o alfabeto, o que acontece? Beijos, Ingrid

    ResponderExcluir
  2. Oi Ingrid
    Você está certa. No começo da temporada dos furacões, dá-se um nome com a letra A para o primeiro furacão/ tempestade tropical, e o próximo é com a letra B, e assim por diante. Veja que seguindo o Gustav, já está aparecendo um outro furacão chamado Hanna. Eu só não sei quem escolhe os nome... E acho difícil ter mais de 20 furacões para chegar até a letra Z. Bjs.

    ResponderExcluir