22 outubro 2008

AS FODONAS LATINAS

A Interbrand divulgou no fim de setembro o TOP 50 2008 -
1º ranking das 50 empresas mais valiosas da América Latina
.

Para chegar ao valor econômico das mais de 600* marcas e compará-las, os consultores da Interbrand mergulharam em relatórios quanti e qualitativos, analisando a solidez financeira de cada uma delas, sua importância no mercado em que atuam, os motivos de compra do consumidor e o volume provável de receitas.

Dados interessantes:
  • A marca brasileira Itaú, 1ª colocada no ranking, vale quase US$6 bi.
  • O Brasil é o país com mais representantes (15) no TOP 50. Em seguida estão México (14) e Chile (12).
  • Na divisão por setor, o comércio é a área com mais rankeados (17), seguida pelo setor financeiro (14) e telecomunicações (7).


* Só foram julgadas companhias originadas na América Latina, com capital em bolsa e infos financeiras públicas. A cerveja mexicana Corona (que por estimativa estaria próxima à Starbucks no ranking global, entre 80ª e 100ª posição), a caliente tequila Jose Cuervo, O Boticário e a Arcor, por exemplo, não cumprem as exigências e ficam fora do TOP 50 – a 1ª não divulga dados financeiros e as demais estão fora das bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário