27 outubro 2008

NÃO-ME-TOQUE

Para comemorar o vigésimo post na minha coluna, falarei de um assunto que pouca gente pensou antes: Afinal, como se dá nomes às cidades? É um assunto muito interessante, divertido e diferente. Algumas cidades recebem nomes pelas próprias características da cidades como por exemplo, Olinda, onde um dia alguém se surpreendeu com a beleza da cidade e exclamou: Ó! Linda! E Montes Claros? será que lá os montes são claros mesmo? Outras receberam nomes baseados em santos (São Paulo, Santa Maria, São Luís. Tem até Santos, que decidiu juntar todos eles no nome da cidade). Pessoas importantes também cedem seus nomes (às vezes nomes inteiros!) à cidades, como por exemplo a cidade paranaense de Marechal Cândido Rondon e Benjamin Constant (Amazonas). Nomes vindos de outras línguas também existem no Brasil, como por exemplo Cuiabá e Aracaju (tupi-guarani). E tem também o famoso -pólis que significa cidade, em grego. Florianópolis (cidade do Floriano), Penápolis (cidade do Pena- Afonso Pena), Divinópolis (cidade do Divino). Cara, é muito interessante mesmo saber a origem e o porquê dos nomes das cidades. É só procurar na internet e você acha. Acho que uma cidade que eu sempre soube desde pequeno o que significa é Curitiba (Core, do tupi significa muito e Tiba significa pinhão- um fruto típico do Paraná), e aos poucos foi-se adaptando o nome até baterem o martelo e permanecer Curitiba. Bem, meus amigos do 6-dúzia e leitores, é isso. E como eu adoro listas, eis abaixo uma lista das 20 cidades com nomes mais bizarros do Brasil. Leiam, que daí vocês vão entender o significado do título do blog. Eu só não sei aonde fica Pintópolis, mas se você descobrir, por favor, não me diga.

1- Varre-e-Sai (Rio de Janeiro)
2- Não-Me-Toque (Rio Grande do Sul)
3- Conceição de Brejaúba (Minas Gerais)
4- Olho D’Água do Casado (Alagoas)
5- Poção de Pedras (Maranhão)
6- Jardim do Mulato (Piauí)
7- Anta Gorda (Rio Grande do Sul)
8- Pedra Mole (Sergipe)
9- Espera Feliz (Espírito Santo)
10- Girau do Ponciano (Alagoas)
11- Catas Altas da Noruega (Minas Gerais)
12- Braço do Trombudo (Santa Catarina)
13- Passa-e-Fica (Rio Grande do Norte)
14-Cachorro Sentado (Goiás)
15- Cacimba de Areia (Paraíba)
16- Quem-Quem (Minas Gerais)
17- Queimada do Roberto (Bahia)
18- Tartarugalzinho (Amapá)
19- Bate-pé (Bahia)
20- Pintópolis (Estado desconhecido)

Abraço.

8 comentários:

  1. Achei que "Curitiba" tivesse outra origem.
    Do tupi "ritiba" = "do mundo".
    E a primeira sílaba, do português mesmo.
    "CU - do mundo"

    ResponderExcluir
  2. Boa, piada, Bruno! Mas eu q nao conheço cu-ritiba ainda tenho vontade de ver se é tão ruim (ou não, né?) assim.

    Há nomes interessantissimos nessa lista! Este post faria Dias Gomes ou um Jorge Amado feliz!

    Eta Brasilzacao de Meu Deus!

    Avante!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha Na verdade Bruno, "iabá" é que significa do mundo. Mas Cu não tem o mesmo significado em português, Cu significa "lugar mais quente". Nossa, quanta besteira...

    ResponderExcluir
  4. genial, ricardinho
    belo 20º post
    ; )

    P.S.: e a central do anão tá bombando

    ResponderExcluir
  5. Há que saudades de Conceição de Brejaúba.....

    ResponderExcluir
  6. Há que saudades de Conceição de Brejaúba.....

    ResponderExcluir
  7. Ora, isso não é mais novidade. Uma repórter do Programa do Jô já visitou todas essas cidades

    ResponderExcluir
  8. Perdão, anônimo, mas não assisto a programas e a redes de televisão que tendem a massificar a informação, pois acho que a populacão deve procurar se informar mais através de outras mídias, como por exemplo este blog.

    ResponderExcluir