21 novembro 2008

½ Dúzia de Melhores de 2008 | A Lista Negra

A-doro feriados prolongados! A-doro igualmente listas de melhores músicas do ano. Pensando nisso, resolvi começar a listar aqui as melhores de 2008, e o tema das primeiras ½ dúzia de melhores fica sendo uma homenagem ao nosso rei Zumbi, ok?



Thalma de freitas tem a beleza negra na face e na voz. No projeto "3 Na Massa" que juntou uma galerinha poderosa e com vigor jovem da nossa música brazuka ela dá sua cara em "Enladeirada". A empreitada conta com composições e produção masculina de Rica Amabis, Pupillo e Dengue (os 3 da Nação Zumbi com a mão na massa, sacou?) mas são as mulheres que dão voz a alma feminina das letras e arranjos. É coisa fina! Por isso consta aqui neste listinha black dos melhores de 2008!
No Myspace deles você pode ouvir as outras mulheres deste adorável "Na Confraria Das Sedutoras". Nos seduzem por lá a Céu, Pitty, Nina Miranda, Karine Carvalho em Tatuí - ponto alto deste disco, além de Leandra Leal e a nossa internacional Alice Braga!
Não resisti e botei aqui o clipe além do mp3.

Enladeirada (mp3) | ouça!


3 Na Massa - Enladeirada from Nublu on Vimeo.



Grace Jones anuncia seu retorno. Com clipe monstruoso de "Corporate Cannibal" ela sugere o tom do que será o seu álbum de mesmo nome. Procurei novidades sobre o lançamento e não encontrei, o que nos resta é ouvir o single "This is Life" que foi lançado no meio deste ano . "This is Life" tem uma atmosfera tribal, pungente, e que portanto não deverá agradar muita gente. Eu a-doro porque tenho um pé na macumba e outro na Bahia, meu caro. Fica a dica pra ver o clipe também.

This is Life (mp3)
| ouça!



Lightspeed Champion eu não conhecia, até que o Oscar - o nosso amigo-nego-black-power -me apresentou o cd. "Dry Lips" é uma faixa excelente deste disco e fica a homenagem pro nêgo Zumbi e pro nêgo Oscar também!

Dry Lips (mp3) | ouça!



Madonna ficou nêga, ao contrário do Michael, veja você! A América, quem diria, disse que o dono do mundo agora é nêgo. Sô negão ooowww, dirá o nosso mano do Capão! Tá, tá... parei! Com um cd que dividiu a crítica de todo o mundo a rainha do pop se apropria da cultura black nova-iorquina para reiventar-se em seus plenos 50 anos. Nesta faixa "Beats Goes On" ela conta com a produção e voz de Kanye West outro negão que trouxe a áurea black para atmosfera do mundo neste 2008. Viva Madonna, Kanye West, Obama e todos os santos pretos da Bahia!

Beats Goes On (mp3) | ouça!



Estelle acusou a mídia britânica de ofuscar o brilho nêgo da negritude da terra do chá das 5. Estelle fez um segundo álbum melhor que o de sua estréia em 2004 e com a participação de outros manos nêgos como o onipresente Kanye West, trouxe "American Boy" para as paradas de sucesso do mundo e nesta faixa que dedico aqui, com o Cee-lo do Gnarls Barkley ela traz o melhor da soul music aos nossos ouvidos.

Pretty Please (mp3) | ouça!




Teria Estelle exagerado? Existe mesmo racismo na Inglaterra, miagente? Pelo sim, pelo não, eis que surge neste 2008 a nêga Rox. Uma britânica que tem todos os requisitos para ocupar o cargo de diva da soul music se a Amy Casa do Vinho Winehouse bater as botas. No Myspace dela vi que ela já chegou a se apresentar ao lado do Mark Ronson (produtor do 2º álbum de Amy) cantando "Valerie" faixa que tem a voz de Amy no cd do bom Mark. Fica aqui o mp3 pra você conferir, saudações à Rox e uma dica pra Amy: te cuida!

My Baby Left Me (mp3) | ouça!

PS: A imagem que ilustra este post é a bandeira da Paraiba. A palavra "Nego" não tem referência alguma ao negro, mas até começar este post eu não sabia a origem disso e resolvi pesquisar e deixar assim mesmo que é pra os desinformados como eu se interessar e pesquisar aqui, no velho Wikipedia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário