06 novembro 2008

Sobre Breeders e o Planeta Terra


Foi um dos discos que mais ouvi, o Last Splash. Mas na época ele tinha um gosto estranho: apesar de muito bom, soava como o que restava da banda que eu mais amava e que tinha anunciado seu fim. Porque o Breeders nasceu da Kim Deal, baixista do Pixies, voz de Gigantic e do delicioso "So Long, so Long" de Here comes your Man. Com a Tanya Donelly (ex-Throwing Muses e futura Belly), e enquanto o Pixies ainda existia, gravaram Pod, famoso pro ser um dos álbums favoritos do Kurt Cobain. Tanya saiu, e entrou a Kelley Deal, irmã de Kim. Eles abriram vários shows pro Nirvana, e gravaram Last Splash quando o Pixies acabou, em 93. Cannonball foi a música de maior sucesso da banda, segundo lugar no Billboard Modern Rock Charts.




Claro que eu espero ouvir Cannonball, Divine Hammer, No Aloha, e o Last Splash inteiro, se der. Mas eu estou bem curioso pra ouvir ao vivo as músicas do Mountain Battles, o disco mais legal deles depois do Last Splash. Na verdade o Breeders tem poucos discos pra quase 20 anos de banda. O Pod é de 1990. O Last Splash é de 93. O Title TK é de 2002. E o Mountain Battles, de 2008. É que história da banda é conturbada. A Kelley Deal foi "involved in a drug bust" em 95 e a Kim montou o The Amps. Em 97 a Kelley e o Breeders voltam, mas com outro baixista e baterista. De lá até 2001 eles só gravaram algumas músicas pra trilhas de filmes ou séries, até que chamaram de novo o Steve Albini pra gravar o Title TK. No meio dessa história toda, o Pixies voltou a fazer shows, e a banda teve que dar um tempo de novo... até esse ano.

Ouça algumas do Mountain Battles: Walk it Off , Bang On e Night of Joy.



E por falar no Pixies, o Frank Black (ou Black Francis, como queiram) andou dando declarações de que a banda pode entrar em estúdio pra gravar um novo álbum. Tem até um single de nome bizarro rolando por aí. Mal posso esperar.

***

Fico devendo posts importantes pra completar a história: Steve Albini, Tanya Donelly, Frank Black, e, lógico, Pixies. Mas antes vai ter que rolar um do REM...

Um comentário:

  1. Arrasou no post, Mu!
    E eu q ainda nao tenho ingresso pra ver tudo isso, acredita?

    Ah, e a chuva ameaca a festa novamente. Chamem a Cobra Coral novamente, please!

    Avante!

    ResponderExcluir