16 janeiro 2009

CINQUENTA IDEIAS QUE TIVE NO MEU VOO DE PARAQUEDAS

Não, eu não voei de paraquedas. Nem tive cinquenta ideias. O título desse post pode não ter muito sentido, mas todas as palavras estão grafadas corretamente. Saiu no começo do ano a lista de países que vão ter que aderir à novas da língua portuguesa, isso porque o português é a língua oficial de sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Além de ser uma das línguas oficiais em mais 2 países: Timor-Leste, junto com o tétum, e em Guiné Equatorial, junto com o espanhol e o francês. Além disso, Macau, que é uma "cidade-especial" na China também possui o português como uma de suas duas línguas oficias. A outra é o chinês, obviamente.















Pelo menos "linguiça" está escrito certo.


Mas qual a razão de mudarem essas regras logo agora no fim da década? Eu estava vendo outro dia um resumo das novas regras na internet e vi que, além de matarem o trema (que na minha opinião era inútil mesmo) e desprezarem o hífen, o hiato perdeu o acento circunflexo! Putz, e daí a gente fica pensando: porque tivemos que aprender todas essas regras na escola, e agora temos que aprender de novo? Na minha opinião nós devemos mesmo atualizar a forma como falamos e escrevemos, mas fiquei raivoso quando fiquei sabendo que terei que aprender novas regras e esquecer todos aqueles difíceis dias na escola decorando as regras desse português maldito. Vossa-mercê que me perdoe, mas já não deveriam atualizar a grafia e a fala de outras palavras também, como por exemplo, cortar o "vo" de "você"? E cortar o acento agudo de "também"? Afinal ninguém fala o "é" de também, ou o "é" de ninguém.

Outros dados curiosos sobre o português:

• O Brasil é o país onde mais se fala português no mundo.
• São Paulo é a maior cidade lusófona do mundo.
• É a 6ª língua mais falada no mundo, depois de mandarim, espanhol, inglês, árabe e hindi.
• O português é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês e romeno.
• O português é um exímio padeiro.

E viva a geografia, ora pois!

Para saber mais sobre as novas regras da língua portuguesa, acesse:
http://www.cultura.gov.br/site/2009/01/06/lingua-portuguesa-2/

Um comentário:

  1. Rick, adoro seus posts. Onde mais eu leria que "o português é um exímio padeiro"? Bom dia. Boa semana. Aquele abraço. ; )

    ResponderExcluir