20 fevereiro 2009

CARNAVENEZA

Brasil. O país do carnaval de foliões se rende a Veneza, Itália (pelo menos neste post), onde acontece o mais tradicional e mais antigo carnaval de máscaras do mundo. As máscaras sempre foram uma peça central do carnaval de Veneza, uma cidade linda por sua arquitetura, cultura e geografia (espero que eu vá visitá-la em breve...).
As máscaras de Veneza eram tradicionalmente feitas em couro ou com a famosa técnica do papier-mâché. Naquela época (lá pelo século 14) as máscaras eram bastante simples em seu desenho. Hoje em dia são muito sofisticadas, feitas até em gesso (não, você não tem que engessar a cara) e plumas banhadas a ouro.
Porque das máscaras?
Veneza atraía muitos estrangeiros- e ainda atrai- durante o período carnavalesco. Príncipes de toda a Europa iam a Veneza para se divertir gastando dinheiro com apostas, bordéis, casas de vinho ilícitas etc. Claro, ninguém queria ser reconhecido, por isso das máscaras. Hoje em dia é muito mais uma tradição do que querer ficar escondendo seu rosto, até porque não se pode fazer mais nada escondido devido ao poder dos celulares com câmera e youtubes da vida.
O carnaval de Veneza em 2009 acontece de 13 a 24 de fevereiro- um pouco mais do que o do Brasil (excluindo o carnaval de Salvador, que dura até o último folião desmaiar).

Alguns dados sobre Veneza
nome em inglês: Venice
nome em italiano: Venezia
População: 270.000
Área: 401 km2
Hotéis temáticos em Las Vegas: 1
Elevação: 0 m (nível do mar), mas esse número tende a ficar negativo dentro de alguns anos, pois diz-se que a cidade está afundando. Um projeto para "desafundar" Veneza está em desenvolvimento e esperamos que Veneza e seus canais sejam uma atração turística por muitos e muitos séculos. Tá bom, não vou ser tão otimista: muitos e muitos anos.

Foto: tradicional máscara veneziana feito para alguém bem narigudo

Buon Carnevale!!

Um comentário:

  1. gato, essa informacao uso pra quê????

    por favor...

    põe sobre os drinks que mais lesam nossa cabeça nessa epoca do ano, as fantasias mais esdruxulas, os micos q a gte paga... enfim, coisa que a gte entende rsrs

    bom carnaval

    ResponderExcluir