20 agosto 2009

Transgênicos ou Orgânicos | Agora você vai poder escolher

Outro dia tava lendo a revista Trip e me deleitando com um Doritos. A matéria falava sobre alimentos genéticamente modificados, os chamados transgênicos. Com base em dados de uma pesquisa com mais de 20 anos do pesquisador estadunidense Jeffrey Smith e mais 30 cientistas amigos independentes a reportagem disseca a respeito do mercado bilionário que há por trás dessa indústria nefasta. Tive de vomitar o Doritos que comia. :P

Quer saber alguns problemas que os pesquisadores apontam com a ingestão destes alimentos transgênicos? Vale a pena dar uma lida na matéria inteira, mas posso dizer por aqui que eles apontam pra um aumento de 50% em casos de alergia à soja na população do Reino Unido desde que a soja modificada foi implementada na alimentação dos caras. Ou o caso ainda mais grave dos indianos que cultivam algodão e que não tendo mais a opção de comprar sementes orgânicas têm de recorrer às transgênicas da Monsanto e, após se afundar em dívidas, recorrem ao suícidio, chegando até 1000 mortes por mês, segundo o jornal The Daily Mail.

O problema seria deles se o Brasil não fosse o 3º maior país produtor de alimentos transgênicos, atrás dos Estados Unidos e nossa hermana, Argentina apenas. Eis que finalmente tivemos aprovado recentemente uma lei que pede uma etiqueta nos alimentos de origem orgânica.
O selo denominado SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) deve condicionar o consumidor ao papel de protagonista na escolha de sua alimentação, que até então contava apenas com cartilhas de ONGs interessadas na saúde pública.

O selo que se vê abaixo deverá constar em todos os produtos de origem orgânica a partir de 2010.
Eis que recebi um e-mail de um amigo hoje, que me motivou a escrever este post. Por lá ele relatava que uma cartilha desenvolvida pelo Ministério da Agricultura Brasileira, belissimamente ilustrada pelo Ziraldo havia sido retirada do portal do governo por decisão judicial em favor da Monsanto impedindo a veiculação da tal cartilha.

Eu que por precaução duvido mais que acredito fui buscar uma fonte confiável para tratar do assunto e não encontrei um veículo consolidado que falasse a respeito disso, apenas alguns blogs que se motivaram a partir do recebimento deste mesmo e-mail que recebi.

No Scienceblogs, tem um post em que o blogueiro engajadíssimo chegou a se comunicar com a Monsanto que negou a veracidade do e-mail. Já no site do Ministério da Agricultura tentei encontrar a cartilha e não encontrei com diversas tentativas de palavras chaves.
Na dúvida, vim aqui multiplicar a cartilha para quem tiver interesse. Bom Apetite. :)

(clique aqui para ver em slideshare)

(clique aqui para download)

Nenhum comentário:

Postar um comentário