29 outubro 2009

A Mostra de Cinema de São Paulo é uma questão de Sorte, e não de bom gosto



A mostra de cinema de São Paulo não é uma questão de bom gosto, afinal temos lá algumas centenas de títulos e o que conta aqui mesmo é sorte. A sorte de conseguir ingressos, e ainda mais sorte de ver a um filme que realmente vale a pena. Assim, posso dizer, que domingo eu fui um cara sortudo.

Assisti Metropia e Aconteceu em Woodstock. Combinei com amigos pelo msn, demos uma rápida olhada no ótimo site da mostra, que este ano melhorou e muito com relação às últimas edições e partimos pro cine Bombril, onde veríamos o sombrio Metropia, filme de Tarik Saleh, suéco fundador da Atmo Animation responsável pelo polêmico Videocracy, filme censurado  pelo governo de Berlusconi que mostra justamente a história da tv italiana e seu envolvimento obscuro com ela. Vale citar que Videocracia, tem sessão hoje na Mostra e no próximo domingo, hein?

Mas voltemos a falar de Metropia. O que me impulsionou a ver o filme de cara foi o visual inusitado, por se tratar de uma animação realista e com um enredo de ficção com conspiração e futuro pessimista do jeito que eu gosto, se liga:

Num futuro não muito distante, Roger é um trabalhador comum que acaba se envolvendo com uma trama conspiratória envolvendo uma grande corporação, que controla as mentes dos cidadãos. “O livre arbítrio é importante, mas cada escolha que fazemos cria ansiedade, um sentimento que não somos bons o bastante”, teoriza o diretor ao Cineclick. A ação ocorre dentro do metrô que unificou toda a Europa.



Amay o filme e ao fim da sessão na presença do diretor tivemos a oportunidade de fazer-lhe perguntas. Eu que estava digerindo tudo aquilo fiquei na minha, mas já uma tia-muito-loka, decidiu perguntar o "o que o Sr.diretor, quis dizer com tudo aquilo". No bom inglês do jovem cineasta ele respondeu que "sempre desejou fazer animações, mas que faze-las para o McLanche Feliz não o satisfaria, ele pretendia chegar aos adultos". Aposto que a tia-muito-loka deve ter repensado sua coleção de DVDs princesas Disney de cabeceira, néan?

Para o fim do domingo, conquistamos nossos lugares à platéia atenta do Cinesesc, charmoso cinema da rua Augusta, o único aqui em Sampa que tem bar e que permite assistir aos filmes de lá de dentro em sua tela imensa, viu Shopping Cidade Jardim?




Aconteceu em Woodstock (Taking Woodstock) foi um belo acontecimento em nosso domingo, ok, eu não disse isso :/. Com elenco afiado e roteiro divertidissimo, o filme remonta as peripécias pela qual passou Elliot Tiber, rapaz careta e responsável que ao acaso tornou-se chave principal para o que viria a ser um dos maiores acontecimentos da história do rock mundial, o festival Woodstock há 40 anos. O filme é baseado no livro de memórias do próprio Elliot, e que Ang Lee (Brokeback Mountain) decidiu levar às telas. Vale pleitear seu ingresso pra próxima sessão deste domingo na Mostra ou aguardar o lançamento em circuito nacional. Boa sorte!



4 comentários:

  1. adorei a dica zequinha. principalmente a do ang lee
    confesso q tempo pra cinema num tem, mas tenho que
    agradecer fervorosamente aos piratas e downloads pra
    me manter ciente de q a terra gira

    ps: segunda fui na b visitar o cris e a tati / vc tbm sente saudades?

    ResponderExcluir
  2. Menino, o filme é bem bom mesmo, viu? Vale tentar ver a última sessão aê.

    Puts, sinto sds da Tati e Cris tb, mas dá pra controlar. :)

    Avante!
    Abracao,
    Zeca Bral

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, meninos, controlem-se;)
    Fica frio geraci, as melhores coisas ou entram em cartaz, ou fica fácil de encontrar na internê.
    Mostra só se você tiver um desejo incontrolável de pegar fila.

    ResponderExcluir
  4. O lance é ir com vontade mesmo, mas te digo que não enfrentei fila pra ver estas sessoes q citei não. Exceto pra adentrar a sala, meia hora antes devido aos fulanos de sempre agitarem uma filinha pra disputar o melhor lugar e tal.

    Mas acho q aumentou o numero de cinemas e dispersou da regiao Paulista/Centro, entende? Dai mais gente pode ir em varios lugares. Vale tentar.

    ResponderExcluir