03 dezembro 2009

*Squat Party infoline*

Nem sei por onde começar. Melhor então seguir o tão sábio conselho do rei de Copas em Alice no País das Maravilhas: "Begin at the begining and go on till you come to the end: then stop".
Quando li que uma marca de destilados levaria o 'conceito' das squat parties para o Brasil chorei de rir mas confesso que fiquei intrigada para saber o resultado da festa – embora já imaginasse a palhaçada.
Vamos então começar a clarear o 'conceito' de squat com breves definições que podem ser encontradas facilmente em dicionários de Inglê
s:

Squat: to settle on or occupy property, otherwise unoccupied property, without any title, right, or payment of rent; to occupy (property) as a squatter.

Squat aqui em Londres por definição não é festa não minha gente. Squat é o ato de ocupar e habitar propriedades ilegalmente. Os chamados squatters invadem propriedades abandonadas para estas habitar, sem pagar aluguel ou qualquer tipo de conta. Squat na maioria das vezes não tem luz, gás, aquecimento, água quente...e o negócio é tão antigo que hoje em dia é levado a sério e até visto com bons olhos por certos proprietários que preferem ter squatters na sua propriedade – sai mais barato do que pagar manutenção e segurança. É possível até encontrar 'imobiliárias' especializadas em squats aqui.
Já as festas, ah! as festas...toda squat tem que acabar, mais dia, menos dia acaba e quem não gosta de bota fora? Se acabamos com o assoalho dos nossos singelos apertamentos naquela última festa antes de entregar as chaves...imaginem como fica uma casa que não é sua, ninguém paga nada muito menos sabe de quem é e na maioria das vezes vai ser demolida...isso sim é festa.
As squat parties não rolam só quando o prédio vai ser demolido ou por causa de um despejo em massa, rola sempre (menos no inverno, claro), qualquer lugar é lugar, desde que seja abandonado, bem longe e secreto. Essas festas muitas vezes não possuem banheiro, bar, segurança, chapelaria, área vip e lounge nem pensar! Depende muito da sorte também, mas é aí que mora a diversão: o desconhecido, o mistério. A divulgação muitas vezes é no boca-a-boca, flyers ou internet e o local só é revelado no dia da festa depois das 10pm, é só ligar na infoline e uma gravação passa as coordenadas que obviamente não vão facilitar nada a sua jornada, o negócio é torcer para encontrar uns freaks que te guiem no caminho.
Dito isso, dá pra imaginar as boas risadas que dei ao ler o review da festa da tal da vodka:

"O local do evento teve tudo a ver com o tema, um complexo de galpões na Vila Leopoldina, que abrigou cerca de 2.500 pessoas, espalhadas em três pistas de dança. A escolha dos artistas do line up tornou o evento tão irresistível, que deixou o tema da festa em segundo plano(...) A redação(...)não enfrentou filas ou qualquer tipo de problema para estacionar o carro no estacionamento oficial do evento.(...)a distribuição de água, chocolate, sorvetes e mini lanches agradou em cheio. Algo que os produtores deveriam investir mais, fazendo propaganda mas também oferecendo algo para o público."

Produtores? Investir? Dinheiro? Squat? Conceito? Squat chique? Só rindo mesmo...


2 comentários:

  1. Não ouvi nada sobre esssa tal festa aqui em Sampa. Mas a Red Bull ta fazendo algo parecido com a "Red Bull House Of Art" em que ocupa um prédio abandonado do centro pra abrigar uma exposição de arte. Teve festinha phina na abertura, mas não é Squat propriamente dito.

    ResponderExcluir