07 maio 2010

Os EUA X John Lennon


Se vc tiver a oportunidade de ir até o cinema e ver "OS EUA X John Lennon" corra! O filme que passou por Sampa há dois anos na abertura da Mostra Internacional de Cinema chegou recentemente ao circuito mas já está no fim de sua saga.

Eu não tenho muito saco pra documentários e qdo posso dedicar umas duas horinhas pra me entreter numa boa ficção dificilmente optaria por uma imersão na realidade. Mas a cinebiografia de Lennon sob direção da dupla David Leaf e John Scheinfield é um acontecimento imperdível por manter o publico entretido aos fatos que se sucederam à chegada de Lennon e Yoko em solo americano nos anos 1970, durante a fatídica guerra ao Vietnã comandada pelo presidente Nixon.



Este importante momento da história recente de nossa civilização merecia um olhar a partir da resistência pela arte engajada. O episódio em que o casal John e Yoko estampam em lambe-lambes e outdoors por toda Nova Iorque "War is Over!" demonstram o ato e efeito da arte política.

A experiência de ver a vida de John Lennon pode ser aterradora se vc atinar que o mundo de hoje está muito pior do que o habitado pelo nosso herói, partindo do pressuposto que os artistas foram condenados a ter seus discursos desqualificados, vivendo num mundo sob a tirania econômica de grandes corporações e subserviência de nossos governos com uma patuléia cada vez mais alienada.

Hoje o site The Big Picture traz um apanhado de fotos sobre o terror que foram os dias da Guerra no Vietnã, que completou 35 anos no ultimo dia 30 de abril, vale o click.

Nenhum comentário:

Postar um comentário