23 junho 2010

Janelle Monáe para todos os orfãos de Amy Winehouse, Michael Jackson e autencidade no pop


Se você se considera um cara sensível, um apreciador das artes vai notar algo especial nessa tal Janelle Monáe, foi assim comigo e facilmente ocorrerá com qq um que deparar-se com as expressões e performance desta jovem representante do neo soul.



Sem delongas, deleite-se no clipe de Tightrope, single de seu mais novo álbum The ArchAndroid.


Sacou? Não há algo revelador na dança e talento vocal desta menina? Esta faixa conta com a presença de Big Boi, do duo Outkast e um dos responsáveis pela guinada na carreira da Janelle. Monáe aprendeu a cantar na igreja e teve de ajudar sua família desde cedo com o dinheiro que ganhava em competições de canto. Seu pai era viciado em drogas e sua mãe pouco ganhava como faxineira. 



Sua expressividade foi lapidada através das aulas de artes dramáticas, mas desistindo dos musicais logo mudou-se pra Atlanta (considerada a nova Motown) onde conheceu na saída de um de seus shows o integrante do Outkast. Daí a ganhar um Grammy foi muito gogó e apresentações, mas ao que parece, somente agora com o segundo álbum The ArchAndroid ela está mais próxima de fazer o mundo observar sua arte "Eu sempre senti que tinha de ser uma líder, que com a minha música daria liberdade e esperança a uma comunidade que, para ser politicamente correta, é um pouco desfavorecida", disse em entrevista ao site Reelblack, em 2008, como consta em matéria recente no Estado de S.Paulo.

Baixei o disco e percebi algo teatral nas composições, mais tarde vim saber que a sequência das canções conta a história da androide Cindi Mayweather, que se apaixona por um humano e tem de escapar da polícia para não ser desativada. Mayweather passa a ser uma robô/messias, tendo como missão a libertação de classes oprimidas. Pasmei!

Abaixo disponibilizo Sincerely, Jane o single do disco anterior que rendeu o Grammy de melhor perfomance em 2009 à nossa nova diva negra, já que andamos assim tão carente de verdade neste mundo pop. :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário