18 abril 2008

O TIBET E A TOCHA OLÍMPICA

O Tibet é uma região autônoma da China, uma das 5 regiões em que a o país é geograficamente e politicamente dividido que aprendemos na escola (Tibet, Manchúria, Xinjiang, Mongólia Interior e China Propriamente Dita). Sua população é relativamente muito pequena (comparando-se com os aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de habitantes), mas ninguém ao certo sabe qual o número exato de pessoas que vivem lá. Creio que deve ser aproximadamente 6 milhões de pessoas, segundo pesquisas que fiz na internet. É o "teto do mundo", a região mais alta do planeta, na mais alta cadeia de montanhas do mundo (os Himalaias) e fronteiriça com o Nepal (dono do Monte Everest). Sua bandeira é essa aí acima, sua religião dominante é o Budismo Tibetano, e a religião é muito importante para seu povo. Tão importante quanto as Olimpíadas para um atleta.
Vendo de fora o que está acontecendo com o revezamento da tocha olímpica, fico triste. Entendo as razões pelas quais manifestantes tentam apagar a tocha, mas porquê? O que os atletas têm a ver com isso? Boicote? Porquê?
Um atleta tem todo o direito de participar dos maiores jogos desportivos do mundo a cada 4 anos, e não é fácil chegar onde eles chegaram. Sacrificam a vida inteira pelo sonho olímpico, vendo agora ser arruinado por questões políticas e religiosas. Uma questão que começou há muitos anos atrás e só agora que a China está em evidência economicamente e olimpicamente, querem matar o sonho de atletas super esforçados que apenas querem defender as cores de sua bandeira para ganhar uma medalha, sem valor comercial, mas com enorme valor sentimental. Maior que o próprio Tibet. Que idiotas! Uma razão tão nobre e atitudes tão pobres...
Mas que vença o melhor...

4 comentários:

  1. Ri, muito boas observações. Concordo que é decepcionante a reação dos tibetanos, mas há o lado justo do protesto. Pena eles usarem a oportunidade olímpica como mídia, nuam tentativa meio desesperada de globalizar suas angústias. Mais prejudicam o esporte mundial do que resolvem suas questões. E tenho dito.

    ResponderExcluir
  2. o pior de tudo é que não faz sentido, não faz sentido mesmo!
    Política não combina com religião, que não combina com esportes, que não combina com manifestações violentas, que não combina com oportunismo, que não combina com nada. N-A-D-A!

    ResponderExcluir
  3. Desculpa gente, mas eu tenho que discordar de vocês veementemente. Acredito que todo canal de comunicação é válido desde que a mensagem seja válida. Não sejamos ingênuos: definitivamente não foi na semana passada que começaram os conflitos no Tibet. Mas foi na semana passada que o mundo voltou seus olhos para aquela pequena região do planeta. E isso por que? Por causa dos protestos. Não fossem as ameaças de boicote às olimpíadas e as mensagens de protesto por onde a tocha passou, o problema passaria ileso assim como passam tantos outros, diariamente.

    Ju, concordo com você que política não combina com religião, que não combina com esportes. Mais do que isso violência e desrespeito é que não combinam com nada.

    E Rick, fica frio que nem quando a Alemanha nazista já enfiava milhões de judeus no forno as olimpíadas deixaram de existir.

    Agir e exigir medidas contra este tipo de violência para que não sejam necessários protestos, isso sim vale uma medalha de ouro.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com a afirmação acima. Além do que, por trás dos jogos, mais que a celebração, existe O Jogo (com maiúscula, mesmo)de interesses corporativistas que solapam a "festa". Foi-se o tempo dos gregos, caríssimos! Uma pelada na várzea ou um campeonato de taco tem mais espírito do que este leviatan de fixação de marca. Acho que eu não preciso comentar a respeito do tanto de grana que rola por trás de tudo isso, principalmente com publicitários.
    Se alguém considera um ato de violência tentar chamar a atenção do mundo para a questão Tibet-China através da extinção de um simples foguinho simbólico, deveria ver os vídeos do youtube contendo violência explícita contra manifestantes no próprio Tibet.Ou ler sobre os expurgos na China de Mao. Ou entender a dinâmica de mercado que está sendo imposta pelo governo Chinês, que é uma violência (basta verificar de onde vem sua bateria de celular, ou a placa-mãe do seu computador para entender do que estou falando).
    Quando das manifestações pacíficas na antiga Birmânia, atual Myianmar, muito budista tibetano morreu, sem que ninguém soubesse.
    Aliás, morreu um motoboy no caminho para o trabalho, hj, na Berrini. Ficou sabendo?

    ResponderExcluir