11 julho 2008

GOD SAVE THE QUEEN

Já que a Ju vai passar um tempo em terras britânicas, aqui vai uma explicação resumida do que é: Reino Unido, Grã-Bretanha, Inglaterra, etc.
As Ilhas Britânicas são compostas por inúmeras ilhas, dentre as quais as principais são: A Ilha da Irlanda e a Ilha da Grã-Bretanha. Dentro dessas ilhas existem 5 países: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda e Irlanda do Norte, cada um com sua respectiva capital. Quando se fala em Grã-Bretanha, estamos nos referindo a apenas 3 países: Inglaterra, Escócia e País de Gales. Reino Unido é a Grã-Bretanha + a Irlanda do Norte. A Irlanda é um país independente, que não faz parte de nenhum dos dois, mas tem duas das bandas que mais gosto (U2 e The Corrs).

O Reino Unido é um reino (obviamente) com rainha (Rainha Elisabeth II), rei, príncipes, etc. Lá o regime político adotado é a monarquia, mas existe o parlamento (poder legislativo) que toma decisões políticas. O Primeiro Ministro é formalmente apontado pela rainha, e é o "cabeça" do parlamento. A rainha respeita as decisões do Primeiro Ministro e vice-versa. A sede de todas as instituições políticas ficam em Londres (capital da Inglaterra), mas a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm seus governos locais, mesmo tendo que responder em questões políticas maiores para a rainha. Em resumo é isso. É claro que há muitas subdivisões e conselhos políco-administrativos dentro de cada país (que nem mesmo os bretãos entendem direito) com cargos políticos diferentes e poderes diferentes para cada membro. Se você quer entender isso melhor recomendo um livro, não um blog, mas aqui nesta tabela que fiz, vocês vão ter uma idéia melhor do que são as ilhas britânicas do ponto de vista político e geográfico.
"Good morning. And in case I don't see you again: Good afternoon, good evening and good night." (trecho do texto do filme "The Truman Show", com Jim Carrey).


Um comentário:

  1. Rick, o que tem no País de Gales? Sério: o que é típico deste país?
    Se eu pegar um avião para lá, eu desço onde? Continue a falar.
    Bjks Titi

    ResponderExcluir