30 setembro 2008

DANDO BANDEIRA

Bandeira é um pedaço de pano preso a um mastro. Isso você já sabe, mas o que você não sabe é que as bandeiras dos países são cada uma de um jeito diferente. Tá bom, isso você já sabe também, mas o que você não sabe é que há muita história, significados e simbolismos por trás de cada bandeira, principalmente bandeiras que representam os países do mundo. Escolhi aqui algumas bandeiras muito interessantes de países diferentes (obviamente) e farei uma breve explanação sobre cada uma delas.


NEPAL
Quando você pensa em bandeira, logo lhe vem à cabeça um formato retangular? Engano seu. A bandeira do Nepal é a única no mundo representando um país que tem o formato totalmente diferente. São tipo 2 triângulos juntos. Muito interessante.




LÍBIA

A bandeira da Líbia é muito interessante também. Ela na verdade não possui nenhum desenho, nenhum gráfico, nenhum símbolo, nada. Só uma cor- verde (cor que representa o islamismo, pois a Líbia é um país islâmico). Na verdade a bandeira não é interessante não, ela é bem tosca.


PARAGUAI
Todas as bandeiras tem dois lados, certo? e obviamente os dois lados são iguais, certo? Errado. Nem todas. A bandeira do nosso vizinho Paraguai tem um símbolo central diferente de cada lado da bandeira,. Observe na figura. Isso também acontece com a bandeira da Moldávia e da Arábia Saudita, mas as diferenças são bem menores.


FILIPINAS
Há duas maneira de se hastear a bandeira das Filipinas. Ela possui duas listras unidas- uma azul e a oura vermelha. Normalmente ela é hasteada com a listra vermelha para baixo. Caso o país esteja em estado de guerra, a listra vermelha é colocada para cima.


REINO UNIDO
É a famosa "Union Jack" sobreposição de três bandeiras- Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Sim, cada país tem sua bandeira, mas o Reino Unido usa essa bandeira aí. Leia mais sobre esse assunto no meu post- "God Save the Queen".


MOÇAMBIQUE
A bandeira de Moçambique, em bom português (língua oficial do país), dá medo. Possui o desenho de uma arma de fogo desenhada. Uma AK-47, um dos rifles militares mais perigosos atualmente.




SUÍÇA
Quando você pensa em bandeira, logo lhe vem à cabeça um formato retangular? Sim, de novo essa pergunta, pois a bandeira da Suíça é a única representando um país que tem o formato quadrado. Notem que essa não é a bandeira da Cruz Vermelha hein.




CHIPRE
O Chipre tem uma das duas bandeiras representando um país que contém o mapa de seu território desenhado nela. A outra bandeira é a do novíssimo e recém separado da Sérvia- Kosovo.




CAMBOJA
Já imaginaram a bandeira do Brasil com o desenho do Cristo Redentor ou do Congresso Nacional de Brasília? Pois a bandeira do Camboja tem desenhado uma construção religiosa- o principal cartão postal do país, o templo de Angkor Wat.


Abraço.

Um comentário: