15 setembro 2008

QUE BÓSON É ESSE?

O Bóson de Higgs é uma partícula elementar escalar maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partícula. O que? Nossa, eu nunca pensei que ia me interessar por um assunto desses. Física sempre foi a matéria que eu mais odiei no colégio. Ainda odeio, mas esse assunto de "partícula de Deus" me intrigou tanto que li várias matérias em jornais e na internet para saber mais sobre o que estava acontecendo. O fato é que os cientistas criaram uma super-máquina de aceleração de partículas para descobrir, criar, sei lá, a tal partícula chamada de Bóson de Higgs, que, dizem, é a única partícula que realmente tem massa, diferentemente das 11 outras partículas da matéria que não possuem massa. Eles acreditam que criando essa partículas eles vão descobrir enfim o que dá materialidade em todas as coisas existentes no mundo (na minha opinião já existe muita materialidade por esse mundo afora). Essa tal máquina está debaixo da Terra, mais exatamente na fronteria entre a França e a Suíça, a 100 metros de profundidade, e é um túnel circular de 27 km de comprimento. Ela é uma máquina capaz de colidir partículas de prótons (a única existente no mundo) e vai, enfim, se Deus quiser (ou não quiser) produzir essa partícula. Dizem que os cientistas vão enfim recriar o bigbang, criar buraco negro, mas acho que como as coisas estão andando pro buraco, mesmo, não vai fazer muita diferença. Por isso aqui vão 5 dicas: 1- Não se assuste com esses experimentos. O mundo não vai acabar. Pelo menos por enquanto. 2- Preserve a natureza, recicle e não desperdice água JAMAIS! 3- Não tente entender a fundo sobre prótons, partículas e física. Não vale a pena perder seu tempo com essa bobagem. Deixe que os cientistas percam esse tempo por você. 4- Em dois ou três anos os cientistas descobrirão se toda essa teoria de Bóson de Higgs está certa ou não, e talvez a partir daí nos depararemos com um mundo com novas teorias físicas e novas descobertas. 5- Escove os dentes pelo menos 2 vezes ao dia. Com a torneira desligada.

2 comentários:

  1. Ri, acho interessantíssimo. Lerei sobre. Mas aqui vão umas perguntas: os caras querem descobrir se dessa partícula surgiu tudo quanto é tipo de massa existente, certo? Ou seja, a Terra, nós, e assim vai. Então, se comprovada a teoria, Deus foi reduzido a uma partícula e entubado sob França e Suíça? Vixe. Será que a bíblia pós-moderna virá em tubos de ensaio?

    ResponderExcluir
  2. Eu odeio física (entre tantas coisas outras merecedoras do meu ódio!), mas este experimento me fez pensar sobre as minhas aulas cabuladas no colégio...doeu a consciência, manja?

    Avante!

    ResponderExcluir