01 outubro 2008

LABIATA DE LENINE

Lenine é foda. Um puta compositor e musicista. Um dos mais respeitados do Brasil atualmente. Sua música une referências brasileiras às de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um só gênero.

Já compôs obras gravadas por Elba Ramalho, Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Produziu os álbuns Segundo de Maria Rita, De uns tempos pra cá de Chico César, Lonji de Tcheka (cantor e compositor do Cabo Verde) e Ponto Enredo de Pedro Luis e a Parede.

Passados 6 anos do lançamento de seu 8º álbum, o pernambucano apresenta o nº9. LABIATA* traz 11 composições inéditas (intimistas, quase autobiográficas) e parcerias com Arnaldo Antunes, Lula Queiroga, Braulio Tavares, Dudu Falcão, Carlos Rennó e Paulo Cesar Pinheiro. O álbum foi gravado pela Universal Music, patrocinado pela Natura** e mixado em Londres nos estúdios do ex-vocalista do Genesis, Peter Gabriel, com cópias fabricadas na França.

Labiata foi lançado em CD e LP. Se você é fã, tente conseguir um dos 10 mil pacotes especiais que estão à venda com CD original na versão Digitec + vinil + pen drive musical. Lenine aposta no vinil e afirma que nada substitui o contato da agulha com aquela ranhura. A gente agradece.

A faixa É o que me interessa pode ser baixada no www.lenine.com.br. Os shows de lançamento do disco rolam no Sesc Pinheiros/SP nos dias 31/10, 1 e 2/11. Em seguida no Vivo do Rio de Janeiro e a partir de março fora do Brasil, começando por Paris.


* Cattleya Labiata é uma espécie rara de orquídea do NE e foi homenageada por Lenine porque, além de ter grande paixão por orquídeas, vê uma semelhança entre elas e seu trabalho: "Três coisas me atraem muito na flor: o impacto da beleza; a diversidade, pois ela pode crescer tanto no deserto da Austrália quanto nos montes do Tibet; e a resistência. Isso se aproxima do meu trabalho, procuro a beleza e muitos podem ser tocados pela minha música".

** O apoio cultural da Natura à música se dá por meio de edital (Lei de Incentivo à Cultura) ou de patrocínio direto, como foi o caso da turnê de Marisa Monte e dos documentários Mistério do Samba (Lula Buarque/Carolina Jabour) e Velha Guarda da Portela. O objetivo é apoiar projetos para resgatar partituras, discos, gravações e filmes musicais. Bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário