01 outubro 2008

MAU HUMOR: MEIA DÚZIA DE CURIOSIDADES

1. Mau humor crônico é doença e chama distimia*. É um transtorno mental que atinge 2X mais mulheres que homens - a variação hormonal feminina explica a desvantagem. Pra tratar, psicoterapia e medicação.

2. Seu humor é em parte herança genética, assim como a cor dos seus olhos ou sua altura.

3. Os mal humorados têm mais problemas de saúde como hipertensão e quedas no sistema imunológico. O cortisol, hormônio liberado em momentos estressantes, é o responsável pelo estrago.

4. Uma pesquisa da Universidade de Ohio comprovou algo que já se desconfiava: cheiros agradáveis melhoram o humor das pessoas.

5. Mau humor é contagioso. Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Ilinois, acompanharam a vida de 60 casais e concluíram que um temperamento único domina as 2 pessoas em um relacionamento.

6. Idosos não são rabugentos. Estudos provam que com a maturidade o mau humor não só se abranda como pode até desaparecer.


* Distimia é uma forma crônica de depressão com sintomas mais leves que atinge pelo menos 180 milhões de pessoas no mundo. As causas estão no desequilíbrio químico que envolve neurotransmissores em regiões do cérebro que comandam o humor - sistema límbico, hipotálamo e lobo frontal. O distímico só enxerga o lado negativo do mundo e não sente prazer em nada. "Enquanto a pessoa com depressão grave fica paralisada, quem tem distimia continua tocando a vida, mas está sempre reclamando", diz o psiquiatra Márcio Bernik (Ambulatório de Ansiedade do Hospital das Clínicas). A diferença entre ele e o resto dos mal humorados é que os últimos reclamam de um problema mas param diante da resolução. O portador tende a se isolar quando não tratado e corre um risco 30% maior de desenvolver quadros depressivos graves, além de estar mais propenso ao consumo de álcool e outras drogas. A distimia pode ser tratada com a ajuda de medicamentos antidepressivos associados à terapia - psicologia cognitiva. Se você conhece alguém assim, mande pro hospital ou pra terapia ao invés da PQP. Raramente distímicos pedem ajuda.

SINTOMAS
  • Apetite: come pouco e sem prazer ou com muita ansiedade.
  • Desinteresse: faz tudo por obrigação e tem grande dificuldade de finalizar projetos.
  • Distúrbios do sono: dorme demais ou tem insônia; acorda à noite com freqüência.
  • Fadiga crônica: cansaço predominante; lentidão em atividades físicas.
  • Irritabilidade: estado constante que pode levar à agressividade.
  • Isolamento: prefere a solidão para não se irritar com os outros.
  • Pessimismo: não enxerga o lado positivo dos outros ou das situações.
  • Tristeza: sente-se infeliz quase todo o tempo.

2 comentários:

  1. Hmmm... acho q tem gente mau humorada perto de ti, q te motivou a pesquisa no assunto, correto?

    ResponderExcluir
  2. Lots of... não TÃO perto. Mas se olharmos ao redor vamos acha-los aos montes, bee. É contagiante!

    ResponderExcluir