18 novembro 2008

GROE... O QUE?

Vim aqui para salvar a sua curiosidade sobre a Groenlândia. Muitas dúvidas surgem quando se fala dela. A Groenlândia (Greenland em inglês, que significa "terra verde"- que na verdade acho que deveria ser Whiteland devido à neve constante) é um dos pedaços de terra mais inóspitos e gelados do planeta. Todo mundo confunde a Groelândia com um país, mas não, a Groenlândia não é um país. É uma província dinamarquesa com um governo autônomo. Mais verdades e mentiras sobre a Groenlândia:

A Groenlândia pertence à Europa.
Mentira. Geograficamente pode-se dizer que a Groenlândia pertence à América do Norte, embora culturalmente, historicamente e politicamente falando, ela estea ligada à Europa, mais especificamente a países escandinavos como Dinamarca, Noruega e Islândia.

Não tem ninguém vivendo na Groenlândia.
Mentira. É claro que tem. Sua população é de aproximadamente 60 mil habitantes, e tem até uma cidade considerada capital, chamada Nuuk. Esquimós? Sim, claro. Eles representam 80% da população, mas também há uma grande miscigenação com europeus.

A Groenlândia não tem bandeira, pois não é um país.
Mentira de novo. Tem bandeira sim.





Bandeira da Groenlândia



A Groenlândia é a maior ilha do mundo.

Verdade. Desconsiderando a Austrália, que é um país, a Groenlândia é a maior ilha do mundo.

O Brasil é maior do que a Groenlândia.

Verdade. Embora muitos mapas geográficos mostrem que aparentemente a Groenlândia é maior, o Brasil é quase 3 vezes maior do que a Groenlândia. O que acontece é que as cartas geográficas tendem a aumentá-la devido a posição geográfica dela no globo terrestre- ela está bem no "topo".

Nenhum habitante da Groenlândia pode dormir depois da meia-noite.
Mentira. Isso eu acabei de inventar.










Vista parcial da capital da Groenlândia, Nuuk



Abraço.

3 comentários:

  1. A Groenlândia é domínio da Dinamarca!
    Isso eu aprendi com nosso (meu , do Zeca e de mais meio mundo)amigo Sandro, que mora lá (na Dinamarca, não na Groenlândia!)!

    ResponderExcluir
  2. Rick, deve ser muuuito chato morar na Groenlandia, gente! Aff... tanto q a populacao eh quase o q se tem na favela de paraisopolis aqui em Sampa, embora isso nao queira dizer que deva ser melhor morar em Paraisopolis, diga-se.

    ResponderExcluir