18 novembro 2008

GROE... O QUE?

Vim aqui para salvar a sua curiosidade sobre a Groenlândia. Muitas dúvidas surgem quando se fala dela. A Groenlândia (Greenland em inglês, que significa "terra verde"- que na verdade acho que deveria ser Whiteland devido à neve constante) é um dos pedaços de terra mais inóspitos e gelados do planeta. Todo mundo confunde a Groelândia com um país, mas não, a Groenlândia não é um país. É uma província dinamarquesa com um governo autônomo. Mais verdades e mentiras sobre a Groenlândia:

A Groenlândia pertence à Europa.
Mentira. Geograficamente pode-se dizer que a Groenlândia pertence à América do Norte, embora culturalmente, historicamente e politicamente falando, ela estea ligada à Europa, mais especificamente a países escandinavos como Dinamarca, Noruega e Islândia.

Não tem ninguém vivendo na Groenlândia.
Mentira. É claro que tem. Sua população é de aproximadamente 60 mil habitantes, e tem até uma cidade considerada capital, chamada Nuuk. Esquimós? Sim, claro. Eles representam 80% da população, mas também há uma grande miscigenação com europeus.

A Groenlândia não tem bandeira, pois não é um país.
Mentira de novo. Tem bandeira sim.





Bandeira da Groenlândia



A Groenlândia é a maior ilha do mundo.

Verdade. Desconsiderando a Austrália, que é um país, a Groenlândia é a maior ilha do mundo.

O Brasil é maior do que a Groenlândia.

Verdade. Embora muitos mapas geográficos mostrem que aparentemente a Groenlândia é maior, o Brasil é quase 3 vezes maior do que a Groenlândia. O que acontece é que as cartas geográficas tendem a aumentá-la devido a posição geográfica dela no globo terrestre- ela está bem no "topo".

Nenhum habitante da Groenlândia pode dormir depois da meia-noite.
Mentira. Isso eu acabei de inventar.










Vista parcial da capital da Groenlândia, Nuuk



Abraço.

3 comentários:

  1. A Groenlândia é domínio da Dinamarca!
    Isso eu aprendi com nosso (meu , do Zeca e de mais meio mundo)amigo Sandro, que mora lá (na Dinamarca, não na Groenlândia!)!

    ResponderExcluir
  2. boa. agora já posso ir pra lá.

    ResponderExcluir
  3. Rick, deve ser muuuito chato morar na Groenlandia, gente! Aff... tanto q a populacao eh quase o q se tem na favela de paraisopolis aqui em Sampa, embora isso nao queira dizer que deva ser melhor morar em Paraisopolis, diga-se.

    ResponderExcluir