08 novembro 2008

"Ilustradores" na Choque Cultural

Começa hoje (sáb.08) na Choque Cultural uma mostra de trabalhos originais de artistas que também são ilustradores comerciais.

A exposição "Ilustradores" parte da premissa "Um bom ilustrador pode ser também um bom artista? Um bom artista também pode ser um bom ilustrador?" e procura refletir sobre o paradgma da função artista X ilustrador comercial, fazendo uso de briefing para os desenhos expostos nas paredes da exposição. No site da galeria eles prometem uma exposição-livro, com direito a pop-up e instalações trimendisionais.

Abaixo ilustração do Speto para o cd do Rappa "Instito Coletivo" (2001). O artista já esteve presente ao vivo em shows da banda fazendo a sua arte diante do público, a capa de "O silêncio que precede o Esporro" (2003) também do Rappa é dua sua autoria.


Outro multi-artista que vai expor o seu trabalho na galeria é o veterano MZK, dele você provavelmente já viu ilustrações em alguma revista, como a MacMania, por exemplo. Da época em que fanzine era uma forma planfetária eficaz de mostrar o seu trabalho, ele ficou conhecido com os títulos Tattoo Comics e Vellocet. Nos anos 1990 ele encabeçou a contra-cultura paulistana pintando mensagens de protestos em cima de propagandas políticas. A cultura rock, punk, hip hop e underground inspiram até hoje o seu traço.


Stephan Doitschnoff é dono de um traço singular. Sua obra é agressiva e marcante. Já recebeu prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil ou Infanto Juvenil por seu trabalho em 2º Palavra Cigana: Seis Contos Nômades (Cosac Naify). Ele é outro grande nome da mostra, assim como Whip, Coletivo SHn e Sabrina Eras entre muitos outros. Abaixo uma obra do Stephan pra motivar a sua presença na galeria.


E ainda tem Bienal, Planeta Terra, aula de inglês e freelas amontoados. Haja São Paulo pra uma pessoa só, né?

(+) http://choquecultural.com.br/

Um comentário:

  1. Eu fui, tá bem legal. O que eu mais gostei foram as coisas desse cara:
    http://www.flickr.com/photos/danielbileu/

    ResponderExcluir