20 dezembro 2008

O SOL DA MEIA-NOITE

Pergunta: O Sol da meia-noite existe mesmo? Mas que pergunta, meu amigo, é lógico que sim, e eu vou explicar porque ele ocorre. Ora, vamos supor que você more em Macapá, onde passa a linha do Equador (latitude zero grau), que divide o mundo em 2: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul e que hoje se dá o equinócio* ou de primavera ou de outono. Assim, o Sol vai brilhar por exatamente doze horas e nem mais um segundo. Ele vai nascer, ficar a pino e se pôr no lado oposto de onde ele nasceu- sempre tenho que me esforçar para lembrar que ele nasce no leste... Agora vamos imaginar a situação contrária. Vamos supor que você esteja em Tromso, na Noruega (latitude 70 graus), e que estamos no solstício de verão, quando o dia é o mais longo do ano. Daí, meu caro amigo, é só observar o céu perto das 11:59 pm e esperar 60 segundos para então observar o tal Sol da meia-noite (isso se o tempo não estiver encoberto).








Aspecto das ruas de Tromso, na Noruega.
O que essas pessoas estão fazendo na rua à meia-noite? Vão dormir!!!




















Resumindo: o Sol da meia-noite é um fenômeno que ocorre em latitudes norte e sul próximos dos círculos polares Ártico e Antártico onde o Sol permanece visível por contínuas 24 horas. Não, ele não fica a pino como em Macapá. Dizem que presenciar este fenômeno natural é uma experiência fantástica devido às curiosas luzes que se formam no céu deste "quase" pôr-do-sol. Resta dizer que este fenômeno não ocorre só uma vez por ano não. Dependendo de onde vcê está, pode durar até um mês! Os países que têm cidades com populações (lógico) que presenciam o Sol da meia-noite são: Estados Unidos (Alaska), Canadá, Noruega, Islândia, Suécia, Finlândia e Rússia. Só. Fora desses países só mesmo na Antártica e Groelândia. Se você for para um desse lugares, não esqueça de se esquecer do protetor solar e dos óculos-de-sol da meia-noite- à venda em qualquer lojinha de esquina em Brasília.

*Equinócio: dias do ano (23 de setembro e 21 de março) em que a incidênica maior de luz solar se dá exatamento sobre a linha do Equador, portanto o dia e a noite têm a mesma duração.

4 comentários:

  1. aaaiii caracas!! eu casei no dia 21/09 porque jurava eu que era o equinócio da primavera. Juro que era (ok, lá se vão 06 anos amigo... não era o auge do google para que eu conferisse).
    Rick, vc acabou com meu sonho de princesa e agora?? Vou ter que inventar outra histórinha para a famosa pergunta: por que você casou no dia 21/09?
    Aceito sugestões!!! (se bem que a pergunta oficial mesmo é a "pq vocês se casaram tão novos?" haha

    ResponderExcluir
  2. Já sei, Dani. Vc escolheu cuidadosamente o dia 21/09 porque 2+1+9 = 3, o nº da alegria! Putz, agora vc tá me devendo a vida, hein? A númerologia salva ; )

    ResponderExcluir
  3. Dani,dia 21 de setembro é o dia da árvore! Se perguntarem, fale que você adora árvores!!! Hehe beijos

    ResponderExcluir
  4. como esas pessoas dormem com esse sol da meia noite ,eu acho imposivel quais sao os paises que demoram mais de 70 dias sem anoitecer??

    ResponderExcluir