06 janeiro 2009

2009 COMEÇA NA LINHA INTERNACIONAL DA DATA

Adentramo-nos em 2009 à meia-noite do dia 1º de janeiro. Mas tem gente que adentrou-se primeiro. Porquê? Veja esse Q&A que fiz, e divirtam-se.

Porque tem gente que adentrou primeiro em 2009?
Por causa da LINHA INTERNACIONAL DA DATA.

O que é a Linha Internacional da Data?
É uma linha imaginária (tipo a Linha do Equador, mas longitudinal) que atravessa o meio do Oceano Pacífico, estabelecendo quando começa o próximo dia. Essa linha se opõe ao meridiano de Greenwich. Isso que dizer que quando for meia-noite na Linha Internacional da Data, serão meio-dia do dia anterior no meridiano de Greenwich (Londres).

Qual o primeiro país que adentrou de fato em 2009?
Foi a República de Kiribati, um minúsculo país-arquipélago cheio de polinésias gostosas que fica no meio do Oceano Pacífico (um pouco abaixo do Havaí). O Havaí na verdade deveria ter o mesmo fuso-horário de Kiribati, mas como cada país é que decide que fuso horário quer ter, isso não ocorre. Lembrando que o Havaí não é um país, mas um dos 50 estados estadunidenses. Na verdade, antes de 1995, Kiribati tinha 2 fusos. Quando em Bairiki (capital) era manhã de domingo, no leste do país era manhã de sábado. Esta situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribati seja o país mais oriental do Mundo.

(clique na imagem acima para aumentar).

Como voltar no tempo?
Se você quer voltar no tempo, você pode. Estou falando sério. Mas apenas 23 horas. O que você deve fazer é pegar um barco, e cruzar a Linha Internacional da Data. Ou mesmo, cruzar o Estreito de Bering, entre a Rússia e o Alaska. Não é simples? Assim, se, por exemplo, forem 2 da tarde no momento que você cruzar a Linha Internacional da Data, você passará para o fuso-horário da 1 da tarde, MAS do dia anterior.

Entendeu?
É meio maluco entender, porque não estamos acostumados a esse tipo de fuso-horário maluco, mas com certeza 100% do Kiribatienses sabem do que estou falando. No Brasil temos 3 fusos diferentes quando não estamos no horário de verão. Mas, como sempre estamos no horário de verão durante o Réveillon, o Brasil sempre comemora a entrada do novo ano 4 vezes.

Abraço.

PS: Não sei se escrevi todas as palavras certas de acordo com as novas regras do português. Entretanto, meu próximo post será justamente sobre os países de língua portuguesa.

4 comentários:

  1. A-DORO estes seus papos, Rick. Faz a gente parecer mais inteligente e sexy numa mesa de bar.

    Continue me fazendo ficar mais... pegador, digamos assim.

    ;)

    Avante!
    Abracao,
    Zeca Bral

    ResponderExcluir
  2. óia!
    o ano acaba de começar e zequito já tá rooooow
    ; )

    rick, feliz ano novo procê e venha logo com o post da língua - me gusta mucho!

    ResponderExcluir
  3. Errado:
    ..."Não é simples? Assim, se, por exemplo, forem 2 da tarde no momento que você cruzar a Linha Internacional da Data, você passará para o fuso-horário da 1 da tarde, MAS do dia anterior."...
    Viajando em direção a leste (para se voltar no tempo 23horas) você passará para o fuso-horário de 3 da tarde, MAS do dia anterior."...
    Se não fosse assim a diferença seria 25 horas e não 23h.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  4. E para viajar para o futuro a direção será oeste.
    Assim, se, por exemplo, for 2 da tarde no momento que você cruzar a Linha Internacional da Data, você passará para o fuso-horário de 1 da tarde, MAS do dia POSTERIOR.... viajando 23 horas para o futuro.
    leo

    ResponderExcluir