Beck_Modern Guilt
Disco-continuação natural de The Information, onde Beck parece começar a gostar de guitarras. Isso muito me agradou - e não é que eu não goste das colagens mirabolantes que o branquelo de Los Angeles inventou junto com os Dust Brothers. É que eu adoro uma boa guitarra. Orphans, a faixa que abre o disco, nem tem tantas. Mas elas aparecem em Gamma Ray. Já Chemtrails, toda etérea, tem uma bateria incrível. Também adoro uma boa bateria. E melodias bem construídas como de Modern Guilt, a faixa título. Ou melodias misturadas com os barulhinhos de videogame de Youthless, como só o Beck sabe fazer. Barulhinhos de videogame, os ritmos esquisitos de Walls e o começo de Replica lembram Radiohead (que eu adoro também). As guitarras (que eu adoro, já disse?) voltam mais fortes em Soul Of A Man. E com vocais semi-distorcidos. Adoro vocais semi-distorcidos. E backing vocals distorcidos também, como os de Profanity Prayers, que em certo momento tem um violão com slide. Que eu só gosto quando é bem usado. Assim como cordas e corais de fundo - em Volcano, ficam geniais.
Como os últimos do Beck, Modern Guilt não chega a fazer você sair pulando pela sala. Mas pertence àquela categoria de disco que melhora a cada vez que você escuta. Escrevi essa resenha ouvindo-o mais uma vez, e ele já melhorou.
TV On the Radio_Dear Science
Confesso que nunca dei a devida atenção pro TV On the Radio. Atenção que passei a dar depois de ouvir esse disco. Meio difícil de descrever, tem de tudo - eletrônica bem usada, refrões colantes, melodias lindas, guitarras bem sacadas. Ouça Golden Age, DLZ, Dancing Choose e entenda um pouco do que estou falando.
Kings of Leon_Only By The Night
Quando o até o Noel Gallagher consegue falar bem de uma banda, é bom dar uma escutada. O disco dos caipiras descolados me surpreendeu. Eu gostava de uma ou outra música dos caras, e vi dois shows muito bons. Mas esse é um disco consistente, daqueles de se ouvir do começo ao fim (sigo me perguntado: será que alguém ainda faz isso hoje em dia?). Tem pra todos os gostos: de lindezas como Revelry a pedradas como Sex on Fire.
***
Sofri pra espremer 6 discos da enorme lista de coisas legais de 2008. Aí vai uma lista mais completa, sem ordem, com tudo que ficou de fora (ou quase tudo, é bem capaz que eu tenha esquecido alguma coisa):
Death Cab For Cutie_Narrow Stairs
Nick Cave & The Bad Seeds_Dig! Lazarus! Dig!
Ryan Adams & The Cardinals_Cardinology
Erykah Badu_New Amerykah Vol. 1
Ratatat_LP3
The Cool Kids_The Bake Sale
Bonnie ‘Prince’ Billy_Lie Down in the Light
Ben Folds_Way To Normal
Conor Oberst_Conor Oberst
Los Campesinos!_Hold on Now…Youngster
The Magnetic Fields_Distortion
The Raveonettes_Lust Lust Lust
Coldplay_Viva la Vida or Death and All His Friends
Santogold_Santogold
Foals_AntidotesPaul Weller_22 Dreams
The Dandy Warhols_…Earth to the Dandy Warhols
Stephen Malkmus & the Jicks_Real Emotional Trash
The Black Keys_Attack & Release
The Raconteurs_Consolers of the Lonely
Hot Chip_Made in the Dark
The Hold Steady_Stay Positive
Okkervil River_The Stand Ins
Hercules & Love Affair_Hercules & Love Affair
Jenny Lewis_Acid Tongue
Portishead_Third
Pronto, agora já posso dizer: bom 2009 pra todo mundo;)
Bom saber que concordamos em alguns pontos e outros divergimos que eh pra render o calor da discussao e sustentar o suor gelado da boa breja do encontro.
ResponderExcluirModern Guilt eh uoh! Odiei o disco!
Tv On The Radio e Kings OF Leon sao os meus favoritos tb! Nao paro de ouvir!
Santogold merecia o trofeu "Pao com Ovo" pq sempre ta aqui no meia duzia. A-doro!
The Raconteurs minha nossaaaaaaa! Arraso!
Hot Chip, fodastico! um dos q abriram 2008!
Death Cab For Cutie foi uma otima surpresa!
Coldplay de cu eh rola!
Foals eu poderia ter ouvido mais, fica pra 2009, 2010 quem sabe...
...e ae tem aquele monte de discos q soh o Mu conhece e que eh bom conhecer o Mu pra poder conhecer todos eles juntos.
Avante!
Abracao,
Zeca Bral