09 fevereiro 2009

CUBA ROCKS

Cuba, mais conhecida como "La isla de Fidel" é a maior ilha do Caribe, tem cerca de 11 milhões de habitantes (sem contar os que moram em Miami- quem já foi pra lá sabe o que eu estou falando), sua língua oficial é o espanhol, e o clima da ilha é super parecido com o clima do Nordeste brasileiro, tirando os furacões, que perturbam muito os cubanos na época de tornados no Golfo do México.
Separei então abaixo 4 dicas sobre a ilha de Cuba que valem a pena conferir:


1- Dica musical: ORISHAS. Esse grupo cubano é atualmente uma das minhas bandas preferidas. Eles misturam o rap e hip-hop com o ritmo caribenho e uma pitada de maraca. As músicas são de mexer o esqueleto, e têm letras que contagiam qualquer Ivete Sangalo. Fui no show deles no fim de janeiro aqui em São Paulo e conferi de perto como aqueles caras sabem fazer música como nenhum outro cubano. Depois de 50 minutos de show, a galera pediu bis, e tocaram nada mais nada menos do que outros 50 minutos!




2- Dica de filme: ROAD TO GUANTANAMO. Esse filme é impressionante. É um documentário britânico de 2006 que retrata bem como é (ou foi) a base naval dos Estados Unidos na baía de Guantanamo, no sul da ilha. O filme foi premiado com o Urso de Prata em Berlim de melhor diretor. O fato é que assim que Obama assumiu, ele já assinou um documento para desativar as operações dos Estados Unidos na base de Guantánamo (yes, he can), que continha centros de detenções usados para torturar supostos terroristas. A princípio você pode até ser a favor, mas ao ver o filme, verá que a desativação da área foi uma decisão sábia.


3- Dica de leitura: Revista Superinteressante do mês de janeiro-2009. Matéria: CHE GUEVARA. O líder revolucionário que na verdade é argentino, e não por isso é menos importante, é ainda hoje um mito. Junto com Fidel, liderou tropas rebeldes revolucionárias e transformou de vez a ilha caribenha. Para você que não sabe bem porque Che Guevara é um mito, vale muito a pena ler esta reportagem. A revista não está mais nas bancas, pois já estamos em fevereiro, mas se alguém quiser emprestado, eu empresto. O que mais me impressionou na reportagem de 5 páginas foi o jeito banal que Che morreu.


4- Dica de fumo: CHARUTOS. Não entendo nada de fumo e nem quero entender. Mas dizem que os melhores charutos são os cubanos (e os mais caros também). Para quem gosta, eis aqui a dica. É meio óbvia, mas não dava pra deixar passar um post do blog sobre Cuba sem falar em charutos.








Bom fumo.
E abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário