09 fevereiro 2009

Foi apenas uma terapia de casal



Se você é casado ou vivencia um relacionamento duradouro em crise, não vá ao cinema ver "Foi apenas um Sonho". Ou vá e procure se aconchegar à sala de estar do casal "Wheelers" e faça parte desta terapia de casal, obviamente, se possível vá acompanhado ou um casal em crise não vai ao cinema?

O título em português pra variar pende ao romance de shopping tentando atrair os desavisados de plantão, mas há de se concordar que um filme chamado "Revolutionary Road" não atrairia as mesmas dondocas que entre uma liquidação e outra vão buscar uma histórinha de amor regrada a pipoca.

Fato é que saí do cinema angustiado. Angústia essa de reconhecer naquele casal tantos outros que compõe o elenco de meu círculo de amizades e familiares, estes casais a que sabemos dar nomes e endereços de ruas não tão revolucionárias assim, entende?

Sam Mendes é pontual, e dono de uma linguagem refinada - diálogos curtos e ferrenhos fazem parte dessa sessão a que nos submetemos por expontânea vontade. Há paralelos com seu igualmente aterrador "Beleza Americana" (American Beauty/1999): a farsa de uma convenção social e todos o seu requinte teatral, um personagem louco com o discurso mais racional e por isso constrangedor num diagnóstico preciso do tipo de relação que a classe média e seu meio social estabeleceram há algum tempo.

Em meias palavras: filme bom pra caralho, porém muito chocante! Não leve sua mãe, sua sogra ou o calhorda do seu namorado suburbano. Hunf!

Update: tinha esquecido do nosso sisteminha de classificação, meia dúzia! 5 de meia dúzia de ovos! ;)

3 comentários:

  1. Heee, qual dessas pessoas você levou que ficou tão brabo? ;)

    ResponderExcluir
  2. Odeio quando traduzem o título do filme pra português. Porque mesmo o título não pode ser: "Estrada Revolucionária"? Quando vão acabar com essa porra de vez? Não sei se é meu tipo de filme... Outra dica é assistir: The Wrestler (será que vão mudar o nome em português para: "Mickey e seus amigos"?)

    ResponderExcluir
  3. Não, mu. Não fiquei bravo! Fiquei angustiado, mal e temendo q todos estes casamentos de fachada acabem assim q os creditos deste filme comecarem a subir... E Rick "Estrada Revolucionaria" não seria pertinente, pois "Revolutionary Road" eh o endereço do casal, portanto nao cabe tradução, mas q podiam ter tentado algo mais sublime podiam...

    ResponderExcluir