17 março 2009

VISTA-SE DE VERDE! É DIA DE SÃO PATRÍCIO!

No décimo sétimo dia de março se comemora o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda (um dos países das ilhas britânicas). É o feriado nacional mais importante dos bebuns irlandeses, mas essa celebração já está ganhando o mundo inteiro, inclusive o Brasil. Tradicionalmente, irlandeses e descendentes de irlandeses comemoram esse dia religioso, principalmente em países onde a imigração irlandesa é mais presente (EUA, Canadá, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia), apesar de que nesses países não seja um feriado oficial.

Quem foi São Patrício?
Foi um missionário cristão nascido no País de Gales, educado num monastério conhecido como a "mais antiga universidade do mundo". Ele se destinguiu de outros religiosos por ter educado importantes santos, como Taliesin, São Gildas, São Samson, São Paulo Aureliano e São David, padroeiro do País de Gales.

Porque devemos usar a cor verde nesse dia?
A cor verde é associada ao trevo de 3 folhas, símbolo da Irlanda, que São Patrício usava para explicar a Santa Trindade aos irlandeses pré-cristãos. Esse trevo, chamado Shamrock é o símbolo nacional da Irlanda.

Porque devemos beber cerveja nesse dia?
Não só devemos beber cerveja, que é a bebida preferida dos irlandeses, mas também devemos comer comidas irlandesas e beber outras tradicionais bebidas feitas na Irlanda, como o Whiskey Irlandês (que nome sugestivo!). Grandes paradas divulgando a cultura irlandesa acontecem ao redor do mundo, principalmente em grandes cidades como Londres, Nova York, Montreal e Boston, sendo essa última a mais tradicional e onde a primeira parada de São Patrício aconteceu, em 1761. Contudo, a maior parada e a que contém mais bebuns por metro quadrado acontece na capital irlandesa, Dublin.
Resumindo, a ênfase de beber álcool no Dia de São Patrício pode estar relacionada ao fato de que o festival pagão de Bacchus, o deus sagrado do vinho, era celebrado nos dias 15 e 16 de março, e aparentemente ninguém queria parar de continuar bebendo.
No detalhe da foto, vemos a cidade de Chicago, que literalmente "veste" o rio principal da cidade de verde.

Cheers!

Um comentário:

  1. Real o lance do rio verde em Chicago? Ai, Rick... se for podiam jogar um pinho sol semelhante no nosso rio pinheiros, viu? Cara, to pegando trem todo dia na estacao Vila Olimpia e ja nao consigo mais subir escadas, correr, to sem pumao, tipo um fumante, manja? Devia ser proibido fumar o Rio Pinheiros. Hunf!

    ResponderExcluir