30 abril 2009

½ Dúzia daquilo que vc não deve perder nesta Virada Cultural - dica 4 por Zeca Bral


Que eu amo um filme de Zumbi não é mais novidade, e não me sinto sozinho nesta, a considerar os meus 3.567 parceiros na comunidade do orkut "Adoro Filmes de Zumbi", tá? Espero que nem todos estes possam comparecer às sessões destinadas a este sub-gênero do cinema de terror, que a Virada Cultural vai promover no cine Cine Dom José (me-do!), a sala é pequena e não acomadaria a todos.

E como é impossível tratar com afinco de um assunto sem falar de seus gênios percussores, George Romero será o homenageado da noite, com direito a 4 filmes de sua trajetória e orquestra ao vivo do filme de George Romero, A Noite dos Mortos Vivos, de 1968, recentemente disponibilizado a domínio público pela internet. O remix conta com dois músicos e dois editores de vídeo, aproximando o processo de montagem ao da performance musical, possibilitando que cada apresentação seja única, com planos, duração e seqüências montadas de acordo com a vontade dos editores, de acordo com a sinopse da organização.

Alguém duvida que isso vai ser assustador e portanto divertidissimo? Não perco por nada! ;)

18h00
Zombie, a volta dos mortos-vivos – Lucio Fulci
Zombi 2, Itália, 1979, 35mm, cor, 91' - exibição em DVD
Direção: Lucio Fulci; elenco: Tisa Farrow, Ian McCulloch, Richard Johnson, Al Cliver

Numa pequena ilha tropical zumbis putrefatos devoram os habitantes locais. Um cenário caótico e uma luta insana pela sobrevivência.




20h00
O zumbi – T. Hayes Hunter
The ghoul, Inglaterra, 1933, 35mm, pb, 69' - exibição em DVD
Direção: T. Hayes Hunter; elenco: Boris Karloff, Cedric Hardwicke, Ernest Thesiger, Dorothy Hyson.

Professor Morlant, um egiptólogo, é obcecado pelos poderes dos antigos deuses do Egito. Em seu leito de morte, ele ordena para que seu serviçal coloque uma jóia sagrada em sua mão, prevenindo-o de que, caso ela seja removida dali, ele se transformará num zumbi assassino.




22h00
Pelo amor e pela morte (DellaMorte DellAmore) – Michele Soavi
DellaMorte DellAmore, Itália/França/Alemanha, 1994, 35mm, cor, 105' - exibição em DVD
Direção: Michele Soavi; elenco: Rupert Everett, François Hadji Lazaro, Anna Falchi, Stefano Masciarelli.

Francesco Dellamorte, o guarda de um cemitério e seu ajudante Lazaro lutam contra um estranho mistério: o retorno à vida dos mortos que estão enterrados ali.




00h00
Planeta Terror – Robert Rodriguez
Planet Terror, EUA, 2007, 35mm, cor, 105’ – exibição em DVD
Direção: Robert Rodriguez; elenco: Rose McGowan, Freddy Rodriguez, Josh Brolin, Marley Shelton.

Um casal de médicos William e Dakota Block é surpreendido no hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam com um suspeito olhar perdido. Entre eles está Cherry, uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray, um exército de inválidos assassinos.




02h00
A noite dos mortos vivos – George A. Romero
Night of the living dead, EUA, 1968, 35mm, pb, 96' - exibição em DVD
Direção: George A. Romero; elenco: Duane Jone, Judith O'Dea, Karl Hardman, Marilyn Eastman.

Pessoas comuns se refugiam numa casa abandonada tentando fugir de zumbis famintos que vão se tornando cada vez mais numerosos.



03h40
A última mulher do mundo – George Romero - Com Orquestra Visual Chawarma

A Última Mulher do Mundo é uma remixagem ao vivo do filme de George Romero, A Noite dos Mortos Vivos, de 1968, recentemente disponibilizado a domínio público pela internet. O remix conta com dois músicos e dois editores de vídeo, aproximando o processo de montagem ao da performance musical, possibilitando que cada apresentação seja única, com planos, duração e seqüências montadas de acordo com a vontade dos editores.

A Orquestra Visual Chawarma é formada por Danilo Moraes, Alexandre Gonçalves, Fil Pinheiro e Gustavo Brandão.


04h00
Despertar dos mortos – George A. Romero
Dawn of the Dead, EUA/Itália, 1978, 35mm, cor, 120' – exibição em DVD
Direção: George A. Romero; elenco: David Emge, Ken Foree, Scott Reiniger, Tom Savini.

Os mortos estão retornando à vida e atacando os vivos. Quatro sobreviventes do ataque escondem-se em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zumbis e se somam ao exército de abomináveis criaturas.



06h00
Dia dos mortos – George A. Romero
Day of the Dead, EUA, 1985, 35mm, cor, 102' – exibição em DVD
Direção: George A. Romero; elenco: Lori Cardille, Joe Pilato, Terry Alexander, Gary Klar.

Depois de um acidente nuclear, mortos-vivos habitam a Terra alimentando-se de carne humana. Num abrigo subterrâneo, militares e cientistas tentam descobrir um modo de liquidá-los, mas a situação agrava-se quando o estoque de mantimentos se esgota.




08h00
A volta dos mortos vivos – Parte 2 (The Return of The Living Dead 2) – Ken Wiederhorn
EUA, 1988, 35mm, cor, 89' – exibição em DVD
Direção: Ken Wiederhorn; elenco: James Karen, Thom Mathews, Dana Ashbrook, Marsha Dietlein.

O exército americano guarda barris com o misterioso gás verde no depósito de uma pequena cidade. Mas dois garotos curiosos abrem um dos tonéis e os mortos do cemitério local se transformam em zumbis que voltam a ameaçar a humanidade.




10h00
Burial ground (Le n otti del terrore) – Andrea Bianchi
Itália, 1981, 35mm, cor, 85' – exibição em DVD
Direção: Andrea Bianchi; elenco: Karin Well, Gianluigi Chirizzi, Simone Mattioli, Antonella Antinori.

Zumbis etruscos, mortos há três mil anos, com picaretas e machados detonam portas e janelas atrás de suas vítimas. Escalam paredes e até executam trabalhos em equipe ao utilizarem um tronco de árvore como aríete para derrubar uma das portas de suas vítimas. Os zumbis de Andrea Bianchi são os mais agressivos e inteligentes dos filmes do gênero.



12h00
Epidemia dos Zumbis (The Plague of the Zombies) – John Gilling
Inglaterra, 1966, 35mm, cor, 90' – exibição em DVD
Direção: John Gilling; elenco: Andre Morell, Diane Clare, Brook Williams , Jacqueline Pearcer.

Sir James Forbes, médico e professor da Faculdade de Londres, recebe uma carta desesperada de um ex-aluno, o Dr. Peter Tompson, pedindo ajuda para identificar e controlar uma estranha doença que matou várias pessoas em seu vilarejo. Sir James e Sylvia, sua filha, partem para Cornualha e acabam encontrado um terrível mistério: o corpo dos mortos pela estranha doença desapareceram.

PS: a partir do min.1'38 temos começa o trailer deste filme, na época foi exibido em sessão dupla junto com o Dracula que se vê abaixo.

14h00
A volta dos mortos vivos – Parte 3 (The Return of The Living Dead 3) – Brian Yuzna
EUA, 1993, 35mm, cor, 97' – exibição em DVD
Direção: Brian Yuzna; elenco: J. Trevor Edmond, Mindy Clarke, Kent McCord, Basil Wallace.

Exército aperfeiçoa método para trazer cadáveres de volta à vida. Quando sua namorada morre, rapaz que sabe sobre os experimentos, utiliza o método para ressuscitá-la. Mas erra na dose, conclamando à vida um batalhão de zumbis.




16h00
Madrugada dos mortos (Dawn of the Dead) – Zack Snyder

EUA, 2004, 35mm, cor, 105’ – exibição em DVD
Direção: Zack Snyder; elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer.

Após mais um dia cansativo de trabalho, tudo que Ana quer é tomar um banho ao lado do marido e dormir. Mas nas primeiras horas da manhã, ela é violentamente atacada por uma legião de mortos-vivos, e se descobre num pesadelo real: o mundo inteiro está tomado por zumbis.




18h00
Extermínio (28 Days Later) – Danny Boyle
Diretor do badalado "Slumdog Milionaire" e do não menos importante e cool "Transpotting", promete a terceira parte desse seu excelente filme que teve nas mãos do diretor Juan Carlos Fresnadilloe (Who?) em sua sequência vista com muita desconfiança por minha pessoa, que nem chegou a vê-lo. Se você ainda não viu Extermínio, eis a sua chance!





Quer saber mais sobre George Romero, clica aqui e leia esta matéria no Omelete.

Programação Completa da Virada Cultural? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário