16 abril 2009

Graffiti dentro e fora dos museus


Que o graffite já atingiu o patamar de arte nós já sabemos, que por isso conquistou as galerias e museus, o que motiva este post é divulgar uma ação bem interessante do publicitário Rogério Oliveira, que em seu site Typograff propõe mapear o grafitti do oiapoque ao chui do Brasil, e porque não em todo o mundo? - no mapa pude notar os Os Gêmeos na fachada do Tate Modern em Londres - desta arte que nasceu e ainda permanece nas ruas.

O Mapa do Graffiti é o tipo de projeto que só depende do engajamento da geral pra que ele ocorra redondinho, daí que se você tem uma foto bacana ou uma câmera na mão, faz um clique, mande e-mail pro Rogério com endereço da rua em que está a arte que ele atualiza a galeria no Google Maps. Mais instruções no site Typograff.


E uma boa opção pra mais esse feriado aqui em Sampa é ir até o Mube - Museu Brasileiro da Escultura que até o próximo dia 26, abriga a exposição Graffiti Fine Art, sob curadoria do grafiteiro Binho Ribeiro. A mostra dividida em três fases segue para a última com obras dos artistas Chivitz, Nove e Presto.

Chivitz
é artista multimídia. Iniciou seus trabalhos como tatuador em 1996, mesmo ano em que começou a grafitar nas ruas de São Paulo. Nove é grafiteiro há 10 anos. É conhecido por sua técnica primorosa e pela influência da natureza e da tecnologia em sua arte. Presto (Márcio Penha), estudou na Escola Carlos de Campos, berço de muitos artistas que se consagraram no grafite paulistano, como Speto, Os gêmeos e Onesto entre outros. Desempenha seu trabalho desde 1996 e já morou no Japão.

Graffiti Fine Art - De 19 de março e até 26 de abril de 2009 - MuBE - Museu Brasileiro da Escultura – Sala Burle Marx - 1ª Exposição: de 19 a 29 de março - Binho Ribeiro, Does e Dalata / 2ª Exposição: de 2 a 12 de abril - Anjo, Graphis e o americano Cern / 3ª Exposição: de 16 a 26 de abril - Chivitz, Nove e Presto - De terça a domingo, das 10 às 19 horas - Avenida Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo - Informações: 11 2594-2601 - Entrada Gratuita


E pra fechar ficamos com este video produzido pela Sagatiba com entrevista e processo de trabalho do Bruno 9li. Fodástico!


Um comentário: