07 maio 2009

Essa Ilha só me dá alegrias

Nunca canso de me impressionar com a produção musical dos meus amigos ingleses. O Kasabian, por exemplo, vai lançar disco daqui uns meses. Produção de Dan the Automator (adoro esse nome;). "Fire" é o novo single. Achei bem legal. Já tem um vídeo rolando.





Já o Depeche mode lançou disco no finzinho de abril:



Depeche Mode_Sounds of the Universe


"In Chains" abre o disco com uma longa introdução instrumental, climas etéreos feitos com synths analógicos superpostos. Sim, eles estão de volta, e com sede de vingança: li em algum lugar que o Martin Gore está totalmente freak por antigos teclados e synths - parece que não para de comprar no ebay. Durante as gravações, chegavam caixas e caixas, e eles iam testando e usando. Coisa finíssima. Você percebe a cada introdução de música a decisão por esses timbres "vintage". Achei isso bem engraçado: nos anos 80, eles usavam o que era mais avançado e inovador pra fazer música. Hoje, recorrem à mesma tecnologia de 20, 30 anos atrás, pra fazer algo novo. No fim das contas, o disco soa como uma máquina do tempo musical - timbres de ontem mixados com a tecnologia de gravação de hoje.

Uns minutos e uma música depois chega "Wrong", que não foi escolhida como single à toa. Fudida, entrou no repeat direto. Mas o disco vai me cansando lá pela metade, depois de "In Simpathy". Na verdade, se me lembro bem, isso aconteceu com todos os discos do Depeche que eu ouvi. Acho que a voz do Dave Gahan (que continua impecável, aliás) combinada com esse clima eletrônico e deprê, vai me enchendo. Pra umas três músicas, ok. Depois, começa a me dar vontade de cortar os pulsos. E de ouvir Hot Chip, pra ficar feliz de novo com a eletrônica;)

***

E parece que o Depeche vem em outubro mesmo. Pelo menos é o que tá lá no site dos caras.

***

E por falar em show, o Oasis vem aí no final de semana. É terceiro deles que eu vou. Se você foi no último deve ter tomado aquela chuva torrencial ao som de Layla. Vai por mim: com ou sem chuva, não perca.

3 comentários:

  1. ótimo esse som do kasabian - tinha esquecido deles...

    ResponderExcluir
  2. Ai, q odio! Tinha escrito um coments enooooorme mas a porra da internet da agencia tava uó hoje e perdi todo o caraio!

    Bem, vamos tentar reproduzir:

    Mu, quer dizer q o Kasabian ta com duas musicas novas na praça eh isso? Pq o Hypesonica (aqui no nosso blogroll) postou essa semana um outro clipe muito bom tb, embora essa musica q consta aqui no meia duzia ser bem melhor.

    Depeche Mode puts,tem varias boas no cd. Gosto bastante, mas nostalgia me deprime tb, e qdo os caras soam muito oitentista eu tb canso um pouco. "Come Back" eh phodastica! "Miles Away"incrivel. "Fragile Tension" é uma boa nota e "Wrong" é apoteótica, outro dia vi o video de uma apresentação ao vivo e fiquei chocado com a agressividade daquilo.

    Oasis? Hmmm... só se eu ganhasse ingresso, mas como não sou a Alicinha Cavalcante, né Rick?

    ResponderExcluir
  3. Essa outra deve ser Vlad the Impaler. Eles tão soltando o disco aos poucos;)

    ResponderExcluir