30 setembro 2009

Beba e diga Amém


No dia 20 de setembro o blog Resenha em 6 elegeu o São Bento como pior bar do Sistema Solar e os proprietários do mesmo entraram com um ação judicial exigindo a retirada do post. E convenhamos, os distintos senhores estão com toda a razão, afinal, não se trata do pior estabelecimento etílico do Sistema Solar e sim da Via Láctea.

Eu tentei me isentar de comentários afinal o chopp é Sol e pra mim a discussão poderia parar por ai. Mas a minha boca é grande não só pra ingerir cerveja. E a propósito, a deles é quente – mas talvez os alemães radicados no Brasil possam gostar – e o serviço é cativante com atendentes lentos, mal humorados e antipáticos – perfeito para um público masoquista. Todas essas peculiaridades me fazem crer na existência de um nicho de mercado inexplorado de beberrões alemãs masoquistas de mal gosto que dá lucro pros rapazes do santo padroeiro – ironicamente –  dos caluniados. 



Mas não é essa a questão, ao menos do meu post. Assim como os pudins de cana, bares assim existem a dar com pau ao redor deste planeta banhado pelos 7 mares alcoólicos. O que me espanta é a atitude do estabelecimento frente à critica. Eu se fosse o bar, oferecia uma rodada de chopp pros blogueiros pra desfazer o mal entendido. Eu se fosse os blogueiros, jamais aceitaria. Mas aí já são outros 500ml.

O que eu proponho é na verdade uma reflexão sóbria sobre o direito etílico e a liberdade do bebum. O que estamos vivendo? A censura da cerveja? Em que estatuto consta que eu sou obrigado a gostar do produto ou do serviço do bar? Onde está escrito que eu, o blogueiro Raphael Quatrocci, ou qualquer outra pessoa não pode dividir sua opinião?

Um blog é como uma mesa de bar. Eu tenho o direito de expressar o que penso assim como todos os outros tem direito de discordar. Mas quando a gente discute política, religião, mulher e futebol, ninguém vem com um mandado de justiça pra eu retirar o que disse.

E assim vivemos numa democracia, trançando as pernas como pessoas mamadas, porém civilizadas. Essa visão do botequim, por exemplo, é única e exclusivamente minha e não uma unanimidade do meia dúzia. A Isa e o Rick são frequentadores do bar. Porque gosto, vocês bem sabem, é que nem #@! e apesar do de bêbado não ter dono, cada um tem o seu e faz com ele o que bem entender.

Mas depois de escrever tudo isso, chego a simples conclusão que se indispor com esse tipo de gente é como brigar com zé manguaça: não vai levar em nada e passado o porre, nem ele vai lembrar o que aconteceu. O melhor que temos a fazer é passarmos a régua, dispensarmos a saideira e ir beber em outro lugar.

8 comentários:

  1. Beber chopp e criticar o serviço do bar é um dever de todo manguaceiro! Repressão da liberdade de expressão e de beber chopp ruim não está com nada!

    ResponderExcluir
  2. Tinha ouvido por alto o fato, mas não achei q fosse coisa séria! Mas e aê? Os blogueiros vão ser presos, ou vão ter de ir servir no bar, como em caso de serviços comunitários. Pasmei. Choquei. E faço questão de não ir a este bar. Isa e Rick, eu pago o primeiro chopp, ok?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os blogueiros. Realmente o bar é péssimo, a unica coisa boa de lá, é que é amplo e com um pé direito alto. Mas tenho um caso , no niver do meu amigo, ele só gastou R$700,00 e o FDP do gerente, não queria dar 5 chopp de saidera é mole?? Depois dessa, não voltei mais.... IVih

    ResponderExcluir
  4. zequinha vc é demais. não conheço o bar mas vou te dizer q ri horrores.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Alyne Cunha, o post é do Dudu, viu? Ele sim é um beberrão fanfarrão e dono das letras, capisce? Eu desenho. Sou layoutero. ;)

    ResponderExcluir
  6. Dudut, seu texto, as usual, foi delicioso de ler - não só pelo gostinho de chope que surgiu magicamente na saliva. Ri horrores e vim aqui esclarecer um ponto: sou freqüentadora do São Bento às sextas-feiras durante o almoço, ocasião em que meus colegas machos da agência exigem dirigir-se ao local citado devido à presença constante, quase garantida, de modelet's de média qualidade (desta parte eles discordam). Sabe aquelas magrelinhas pré-fama (gisele wanna/be) de legging brilhante, sapatilha, blusão e coletinho? A-han. E eu acompanho. Afinal, companheiro é companheiro, até no São Bento. Não gosto da comida nem do chope. Mas gosto do sorrisinho e da esperanca deles nas tardes de sexta. ; )

    ResponderExcluir
  7. o zeca é desenhista, aly.
    desenhista.

    ResponderExcluir
  8. Amore!

    Amei: "e o serviço é cativante com atendentes lentos, mal humorados e antipáticos – perfeito para um público masoquista." Ri muuiiittooo!

    Cuidado vc pode ser a próxima vitíma, vou mandar tirar o link do post para os donos do São Bento, será q eles vão mandar vc apagar?

    ResponderExcluir