29 junho 2008

VAI UMA VINA AÍ?

Curitiba tem vários apelidos. Cidade modelo, cidade ecológica, cidade sorriso. Não sei se esses apelidos se aplicam até hoje, mas o fato é que Curitiba é uma cidade especial. Toda vez que eu vou pra lá eu me surpreendo mais e mais.
Capital do Paraná, com cerca de 1 milhão e 800 mil habitantes, é a maior cidade do sul do Brasil e a capital mais fria também. Ela se localiza no chamado primeiro planalto paranaense (940 m de altitude), a apenas 1 hora de carro do litoral.
Conhecida por seus lindos parques, arquitetura moderna e planejamento urbano quase impecável, Curitiba é uma das capitais com melhor qualidade de vida do Brasil.
Porquê tanto elogio? Pois adoro essa cidade, pois tenhos muitos amigos muito especiais, pois tenho parte da minha família que mora lá e por ter morado cerca de 10 anos da minha vida lá.
É realmente uma cidade onde (dizem o pessoal de fora) é difícil fazer amizades, ou começar uma conversa com um desconhecido qualquer. De fato, todas as cidades e seus povos têm suas particularidades, e essa é uma das particularidades de Curitiba. Mas não se pode generalizar, piá, ou dizer que o povo de lá é fechado, ou coisa parecida. O fato é que o pessoal se comporta de uma maneira diferente do resto do Brasil, assim como dizem que os cariocas são super abertos e os baianos são preguiçosos.
Bom, é isso. Se precisarem de dicas sobre a cidade quando forem pra lá, é só me falar. Claro que a cidade tem muitos problemas e defeitos também, mas qual cidade não tem?
Só lembrem de sempre andarem com um casaco, um guarda-chuva e um óculos de sol. O dia lá tem realmente todas as estações do ano...
E você quer saber o que é vina? É a maneira mais fácil de se pronunciar salsicha.
A foto é de um dos meus parques preferidos em Curitiba: o Parque Tanguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário