22 julho 2008

ESTAMOS NA SECURA

Estamos completando um mês sem chuvas em São Paulo. Tudo isso devido a uma massa de ar fria (mas não muito) e seca. Massas de ar são imensos volumes de atmosfera ("pedaços de ar") que possuem as mesmas características de pressão, umidade e temperatura.
Para que uma massa de ar possa se deslocar, uma outra massa de ar precisa empurrá-la para longe. E isso, como podemos observar, não está ocorrendo. Por isso, é que, em São Paulo, o tempo não muda há mais de um mês, com basicamente a mesma temperatura amena de dia e de noite, e um pouco de calor a tarde. Tem gente que gosta, mas eu gosto é de mais frio.
O que está ruim de aturar é realmente a baixa umidade do ar, que faz com que as pessoas mais propensas tenham crises de tosse (devido à poluição mais concentrada) e o fato de ficar com a garganta e olhos secos. O recomendado a fazer é beber muito líquido e, se indicado, usar um bom colírio.
Estamos em pleno inverno na cidade de São Paulo, e os invernos na região Sudeste e Sul são caracterizados pelo pouco volume de chuva. Mas nem tanto, meu amigo. Essa situação de agora é um pouco extrema (culpa da La Ninã?) mas vamos esperar que a chuva apareça, trazida pelas massas de ar úmidas. Nesse meio tempo, trate de colocar baldes d'água por toda casa, escritório, banheiro, etc. Só não vai chutar o balde. Na foto, vemos uma imensa área de ar seco sobre o Sul/ Sudeste do Brasil, e o pessoal de São Paulo pedindo chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário