09 outubro 2008

BRAÇOS NOVOS. FUNCIONANDO.

Karl Merk, agricultor alemão de 54 anos, perdeu os braços há seis anos em um acidente com uma máquina agrícola. Quem diria que ele teria novos braços?!

Merk é a 1ª pessoa a passar por um transplante duplo de braços com sucesso. Em 2003, médicos austríacos realizaram o 1º transplante duplo de antebraços e mãos em um paciente; no caso do alemão foram transplantados os dois braços inteiros.

O processo aconteceu em julho deste ano e envolveu 40 cirurgiões, anestesistas e enfermeiros para garantir que enqüanto eram retirados os braços do doador (um rapaz de 19 anos com morte cerebral) o receptor fosse preparado para o transplante. Veias de outras partes do corpo foram implantadas nos braços para melhorar a circulação sanguínea. Era alta a chance dos novos membros serem rejeitados pelo organismo, já que a pele é nossa grande barreira imunológica e oferece risco muito maior de rejeição do que qualquer órgão interno. E nesse caso, 40% da pele do corpo todo seria substituída - um braço inteiro equivale a 20% do total.

Após 15h de procedimento, a equipe deixou a sala do hospital da Universidade Técnica de Munique com notícias animadoras. A técnica, preparada durante 5 anos, foi um sucesso. Tanto que ontem, 8/10, Merk anunciou que já tem alguma sensibilidade nos novos membros. Hoje ele só consegue realizar ações muito simples, como abrir e fechar portas e acender e apagar luzes. Mas em 2 anos – tempo suficiente para que as células nervosas dos membros superiores tenham se desenvolvido - espera-se que sinta normalmente os dedos das mãos.

O preço que Merk paga pelos braços novos é tomar medicamentos contra a rejeição dos membros para o resto da vida, além de fazer exercícios de fisioterapia no período de adaptação. Mas sem dúvida viverá muito melhor do que com as próteses que usava.

6 comentários:

  1. Eu ia mesmo falar pra tu postar hoje porque gastei tudo que tinha... e também em retribuição por ter invadido teu dia;)

    ResponderExcluir
  2. Mu, sorry invadir sua quinta sem pedir licença. Achei tão interessante o assunto que não resisti.

    Pensei em postar tbm sobre o show do Young Knives ontem na Clash. Vc curte o som dos caras?

    bjo ;)

    ResponderExcluir
  3. conheço bem pouco mas tbm gostei do que ouvi - e vi
    me motivou a conhecer
    ;)

    ResponderExcluir
  4. E eu que vou ter que tomar remédio pelo resto da vida também- para não ficar totalmente careca... Muito bom esse post. Mostra o quão avançada está a medicina e pesquisas na área de implantes. Tomara que a gente nunca precise né?

    ResponderExcluir
  5. tomara... e qto à cabeça, cuidado, rick! tratamentos podem prejudicar a inferior
    ;)

    ResponderExcluir