19 novembro 2008

A melhor foto de Zumbi

Procurei. Procurei. E a melhor foto do Zumbi é esta aê. Bem, o homem era um idealista, um guerreiro, um mito e além de não ter tempo pra posar pra nenhum artistinha branco da corte portuguesa na época é provável que não houvesse mesmo ninguém interessado em retratá-lo em obra de arte alguma, mas muitos ávidos pelo seu cadáver.

Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Hoje Zumbi dá nome ao chiquérrimo aeroporto internacional em Maceió (AL), memorial em Teresina (PI) e muuuuitos grupos de capoeira Brasil afora, além de constar em 10 entre 10 letras de rap.

Atualmente mais de 200 cidades no Brasil celebram o dia da Consciência Negra , na data de sua morte, em homenagem ao Rei dos Quilombos.

O humor negro da da galera da TV Pirata. Genial, dirá o nosso querido, mu.


E aê? Racismo existe no Brasil?
Hoje li no Metrô News que sim, existe. Ao menos foi o que disse Adriana Bombom e Dudu Nobre ao mover ação contra a American Airlanes, por ofensa dos comissários que chamaram o Dudu de "macaco". (+ leia aqui)

Penso que o maior racismo que enfrentamos no Brasil é o da anulação da figura deste nobre Zumbi. Afinal, a princesinha branca Isabel, quando assinou a lei áurea em 1888 fez por uma consequência inegável de movimentos políticos que ocorriam desde 1850 com a imposição da lei que criminalizava o tráfico de escravos, além de um movimento grandioso organizado pelos negros que já eram numerosos em escala populacional em muitas capitanias pelo Brasil.

A lei áurea foi importante e formalizou uma nova conduta que se esperava do Brasil, mas os direitos de igualdade não foram garantidos, podemos citar que os negros foram impedidos de votar até 1934 na nova República e por meio de uma lei que impedia os analfabetos de votarem, a imensa maioria negra que se configurava analfabeta só pode votar 100 anos depois da tal abolição da escravatura, em 1988, na bendita eleição que elegeu o Collor.

Você conhece algum caso de racismo? Acha que as condições para negros e brancos são díspares em nosso país? O relator da ONU encarregado de avaliar a discriminação no mundo, Doudou Diène, disse em entrevista à revista Raça, quando em visita pelo Brasil em 2005, que o preconceito é cada vez maior em muitos países e que no Brasil ele está profundamente arraigado em toda a sociedade. (+ leia aqui)

2 comentários:

  1. Zeca... a libertação dos escravos foi só um discurso construído pelos liberais ingleses, interessados em afundar os lucros da burguesia mercantil em detrimento da nova ordem mundial que queria impor: a industrialização.
    E aqui, aproveitaram a brecha para um plano bem legal de embranquecer o Brasil, trazendo imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras, e deixar uma massa de centenas de milhares de negros desempregados, morrendo à míngua, ou ainda se sujeitando à escravidão, por quase cem anos.

    ResponderExcluir
  2. num teve graça

    ResponderExcluir