01 junho 2009

RIVAIS JUNINAS







Que comecem as festividades da maior festa popular brasileira! A Festa Junina! Peraí, não seria o carnaval a maior festa popular brasileira? Tão grandiosa quanto o carnaval, a festa (ou as inúmeras festas) junina que foi introduzida por portugueses durante o período colonial é mais difundida no Nordeste brasileiro. Não que o carnaval não seja e não que em outras regiões não seja, pois brasileiro adora uma festa qualquer que seja o motivo, mas é lá que a rivalidade entre duas cidades esquenta. Caruaru, em Pernambuco - 300 mil habitantes, e Campina Grande, na Paraíba - 380 mil habitantes lutam ano a ano para ver quem consegue atrair mais visitantes, fazer a maior fogueira, organizar a maior quadrilha e cozinhar a maior pamonha. O último livro dos recordes diz que é em Caruaru que está o maior São João do mundo, mas Campina Grande pode alcançar o feito da rival até quando junho acabar. Aliás, São João é um dos 3 santos celebrados nessas festividades. Os outros são: Santo Antônio e São Pedro.
O festival junino coincide com a colheita de milho no Nordeste brasileiro, por isso, os quitutes feitos desse cereal são abundantes nas festas juninas. Pipoca, milho quente, pamonha e bolo de milho estão entre as milhares de coisas "milhísticas" que as quituteiras nordestinas sabem fazer.
É isso aí pessoar, pegue nas mão do seu par e vambora pra quemésse, sô!

PS: Algumas das informações podem estar erroneamente grafadas pois são e baseadas em conhecimentos populares gerais. Não que o conhecimento do povo seja errôneo, mas às vezes a gente erra mesmo.

Um comentário:

  1. Eu simplesmente AMO as festividades juninas. Na minha cidade, lá na Bahia, fazem quermesse todo ano. Como agora estou pelas bandas do sudeste, fica difícil sentir aquele calor das fogueiras, soltar fogos de artifícios e dançar forró pé de serra.

    Aproveitando o momento, gosto muito do blog de vocês!

    Abraço,
    Jéssica.

    ResponderExcluir